Thiago Peixoto: “Trânsito vai ser debatido com responsabilidade”

23 de Julho de 2008 às 16:33
ACESSE: WWW.THIAGOPEIXOTO.COM.BR

As 38 intervenções no trânsito da Capital, denominadas Ações de Mobilidade, serão executadas de maneira integrada – já que inclui várias secretarias - pela Prefeitura de Goiânia. Grande parte delas já começaram; e a maioria – 90% - será concluída até dezembro de 2008. Os recursos a serem investidos totalizam R$ 103 milhões de reais e estão disponíveis nos cofres do Paço Municipal. As informações são do secretário de Governo, Thiago Peixoto (PMDB), que, dados técnicos à parte, avisa: “São ações que têm como objetivo principal melhorar a mobilidade urbana, serão viabilizadas com foco nos moradores da Capital e região metropolitana. Não serão tratadas sob o aspecto eleitoreiro, serão discutidas com responsabilidade”.

Segundo Thiago, a declaração acima se faz necessária em função da tentativa de candidatos adversários do prefeito Iris Rezende (PMDB) em usar o tema “trânsito” de maneira “irresponsável”, “leviana” e para fazer “politiquice”. “A população merece respeito, não pode ser subestimada. É muito fácil vir a público dizer que vai fazer isso ou aquilo quando a prefeitura já está fazendo. Nem posso dizer que é plágio, que estão copiando uma idéia porque já não se trata apenas de uma idéia. É algo concreto, uma vez que as máquinas e os operários já estão nas ruas. É irresponsabilidade mesmo”, enfatiza o auxiliar irista.

O secretário de Governo lembra que as 38 ações - “todas de curto prazo”, garante ele - foram divididas em três blocos: Tecnologia, Obras Viárias e Estruturais e Transporte Coletivo. O Plano Diretor, aprovado na gestão irista, serviu de base para a elaboração deste projeto, vez que o rearranjo urbanístico da Capital teve que ser considerado. Thiago diz que outro alicerce deste projeto é formado pelo tripé trânsito – transporte coletivo – respeito ao pedestre.

Integrante da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) até ser empossado titular da Secretaria de Governo, Thiago Peixoto dá especial destaque às ações que referem-se ao transporte coletivo. “Depois de três décadas, fizemos a licitação. O principal problema, que era recursos financeiros, foi resolvido. As empresas serão obrigadas a investir e nós, por tabela, teremos condições de promover as melhorias”.

Ele também rebate especulações de que o Paço Municipal esperou o período eleitoral para ganhar dividendos com as ações voltadas para o trânsito, transporte coletivo e pedestres. “Primeiro, não é porque estamos em campanha que a prefeitura vai parar. Isso não existe. Segundo, agora nós temos as condições ideais para fazer o que precisa ser feito. Exemplo prático disso é a licitação das linhas de ônibus, que significa mais recursos para os cofres da prefeitura.”

Conheça dez das 38 ações:
1)
Tecnologia: implantação da Central de Controle Operacional (CCO)
2)Tecnologia: implantação do Sistema de Informação Metropolitana (SIM)
3)Obras viárias: revitalização da Avenida T-63
4)Obras viárias: projeto de acesso da Marginal Botafogo com setor Criméia Leste
5)Obras viárias: intervenção na Avenida T-9 com as avenidas C-233 e C-231, Jardim América
6)Obras viárias: ligação da Avenida Independência com Marechal Rondom
7)Obras viárias: continuação da Avenida Bernardo Sayão no setor Centro-Oeste
8)Transporte coletivo: instalação de 1.700 novos abrigos
9)Transporte coletivo: reforma de terminais
10)Transporte coletivo: criação de diversos eixos semi-exclusivos do transporte coletivo