Em palestra, Thiago Peixoto é sabatinado por estudantes da UCG

15 de Abril de 2009 às 15:25
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br
Será que além de deputado, Thiago Peixoto (PMDB) seria um bom professor? O peemedebista garante ter gostado da "aula" que deu nesta terça-feira aos alunos do 7º período de Jornalismo da Universidade Católica de Goiás (UCG). Na verdade, Thiago atendeu ao convite do professor Victor Hugo Gomes e bateu um papo descontraído e informal com os universitários. "É muito bom manter uma relação próxima com os estudantes", disse ele após deixar a faculdade.

Logo de início, Thiago fez breve explanação sobre seu histórico político. "Nasci em um meio político, em uma família de homens públicos e me orgulho disso", comentou, para em seguida detalhar um pouco o seu papel como parlamentar de oposição.

Os futuros jornalistas também não perderam tempo e começaram a questioná-lo sobre temas diversos. Primeiro foi sobre a competência do governo estadual. Thiago afirmou, com convicção, que a gestão alcidista é ineficiente. "O governador não conseguiu gerir de forma satisfatória e com a competência esperada as demandas da população. Se quebraram o Estado, porque o atual governo não pode consertá-lo?", desafiou.

Em relação ao papel de oposição que ele cumpre na Assembléia, o parlamentar emendou: "Fui eleito para ser fiscalizador". Em seguida, Thiago destacou o resultado das eleições municipais de 2008, ressaltando o bom desempenho do PMDB, que elegeu 57 prefeitos: "As urnas deram um recado muito claro de insatisfação com a gestão política atual. O governo teve e ainda tem a oportunidade de corrigir erros do passado e não faz nada".

Educação não poderia deixar de ser tópico de debate com Thiago Peixoto. Por isso, mais uma vez, o peemedebista defendeu a "Educação de qualidade" como prioridade política. "O atual governo (do Estado) tem apenas um discurso favorável à questão, mas na prática, corta verbas para o setor. Cito como exemplo a redução do repasse de 3% para 0,25% à UEG e o não cumprimento do Piso Salarial Nacional dos professores garantido por lei federal". Ele ainda fez uma espécie de desabafo sobre o tema: "Acredito na Educação. O sistema educacional existe pra ensinar. Se ele não ensina, precisa ser reformado, reformulado. Precisamos promover uma grande reforma educacional em todo país".

Outro ponto lembrado pelos estudantes foi a força política que o prefeito Íris Rezende tem dentro do PMDB e que, em tese, limitaria o surgimento de novas lideranças. "Espaço na política se conquista. Hoje, o Íris representa melhor o nosso partido por que conquistou posição de destaque ao longo dos anos. O Íris tem um espírito público que impressiona. A capacidade de realização dele me impressiona. Ele é sempre lembrado (para disputar eleições majoritárias) porque tem credenciais pra isso", pontuou.

O tempo foi curto para abordar todas as questões pertinentes à política. Ao final, Thiago discorreu rapidamente sobre seu relacionamento com jornalistas – "não tenho absolutamente nada a reclamar de ninguém e nem da imprensa de maneira geral", disse – e falou de algumas ferramentas que usa pra divulgar o seu trabalho, como o site e o Twitter. "Espero que tenha sido tão proveitoso pra eles como foi pra mim", comentou o deputado.