Notícias dos Gabinetes
Em Pernambuco, Thiago conhece experiências de sucesso e participa de Fórum
Em Pernambuco para participar da 5ª edição do Fórum Novos Líderes, o deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) aproveitou a estada para discutir um tema com o qual se familiariza muito: Educação. Pernambuco, pra quem não se lembra, é um Estado considerado referência na gestão educacional. Inclusive, um dos primeiros a pagar o Piso Salarial Nacional para professores da rede pública. Pra irmos um pouco mais além: terra de Mozart Neves Ramos, presidente – executivo do Todos Pela Educação.
Thiago embarcou rumo a Recife na noite da última quarta-feira, 13. Na quinta, se encontrou com a secretária executiva de gestão da Secretaria Estadual de Educação, Margareth Zapponi, e com o titular da pasta, Danilo Cabral. "Tive uma aula de gestão educacional com Margareth e um reforço com Danilo, que representa uma visão extremamente moderna da Educação", disse o peemedebista. Na cidade, Thiago também conheceu o Ginásio Pernambucano, uma escola em tempo integral de referência e que adota o método da meritocracia – bonificação para os melhores professores.
Mais de 20 mil estudantes do Ensino Médio são atendidos pela Educação Integral do governo pernambucano. Eles têm uma jornada ampliada de aulas, além da oportunidade de formação diferenciada. Na maioria dessas escolas, o governo inseriu a educação profissional em sua matriz curricular. Isso significa oferecer ao jovem chance de qualificação para ingressar no mercado de trabalho. Para isso, conta com a iniciativa privada por meio do Instituto de Co-responsabilidade Empresarial (ICE).
Fórum – Depois do roteiro educacional, Thiago participou do Fórum Novos Líderes, também em Pernambuco. O evento contou com a presença de representantes políticos dos poderes Executivo e Legislativo, como o senador Marco Maciel (DEM-PE). O encontro debateu propostas desenvolvidas e consolidadas no Brasil na Política, Economia, Meio ambiente e Educação. O deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) também foi um dos palestrantes e falou sobre Reforma Tributária.
Por lá, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ressaltou que só a "gestão democrática, eficiente e de resultado resgatará o Brasil do fazer". Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, outro nome de destaque no Fórum, afirmou, ao falar da crise financeira mundial, que no mês que vem "o Brasil estará oficialmente em recessão". No entanto, Skaf acredita que a recuperação virá logo em seguida.