Thiago Peixoto articula pagamento do piso; governo descumpre lei

16 de Abril de 2009 às 16:51
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br

O deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) não mediu esforços para defender os professores goianos na última quarta-feira, na Assembleia Legislativa, quando foi votado projeto do governo do Estado que prevê escalonamento do pagamento do piso de R$ 950 garantidos por lei federal. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Iêda Leal, e o diretor regional de Aparecida de Goiânia, Delson Vieira, acompanharam toda a votação e as articulações do peemedebista em prol da categoria.

Na ocasião, o parlamentar apresentou duas emendas para alterar o projeto governista e deixá-lo em sintonia com as reivindicações do sindicato. "Lutei até onde pude para que nossos professores fossem valorizados. Utilizei todas as estratégias que podia. Mas os aliados do governo, que preferem dar as costas para a população, resolveram dar um "sim" ao Palácio das Esmeraldas e um "não" para a Educação", desabafou Thiago, ao final da votação em plenário – todas as emendas dele foram rejeitadas e o texto original encaminhado pela governadoria foi mantido. "A derrota não é só minha e dos professores, é da Educação do nosso Estado", completou.

Uma emenda modificativa estipulava a correção efetivada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do Piso para R$ 1.132,40, sendo que dois terços desse valor deveriam ser pagos ainda neste ano e o restante até janeiro do ano que vem. A outra emenda apresentada por Thiago era aditiva e sugeria que o governo estadual solicitasse complementação financeira por parte da União, como prevê a lei do Piso, caso não dispusesse de todos os recursos necessários.

De qualquer forma, a parceria do peemedebista com o Sintego não para por aqui. O deputado promete continuar lutando para que as demandas da categoria sejam atendidas. Ele ressalta que a Educação é sua bandeira e que a valorização dos professores é o caminho para a melhoria desse setor. "Não tem problema; enquanto for preciso, vou lutar pela qualidade educacional para nossos alunos", prometeu.