Notícias dos Gabinetes
Vamos encarar o problema de frente, diz Thiago, sobre flanelinhas
Para o secretário municipal de Governo, deputado licenciado Thiago Peixoto (PMDB), os problemas envolvendo flanelinhas que ficam nas ruas da Capital demandam “soluções novas” e precisam ser encarados de frente pelo poder público. Daí a reunião realizada na última terça-feira, 10, no Paço Municipal, entre cinco auxiliares do prefeito Iris e o tenente-coronel Sérgio Katayama, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Segundo Thiago, a ação a ser desenvolvida envolve pelo menos três etapas, e não será responsabilidade exclusiva de uma ou de outra secretaria. “Será uma ação integrada, vamos trabalhar em conjunto”, explica. Nesta reunião estavam, além do titular da secretaria de Governo e de Katayama, Amarildo Garcia (Fiscalização Urbana), João de Paiva (Desenvolvimento Urbano), Antônio Ribeiro (Trabalho) e Walter Silva (Assistência Social).
Num primeiro momento, serão cadastrados aqueles flanelinhas cujos dados ainda não constam em uma listagem da PM. Em seguida, eles serão identificados e receberão crachás. Passarão ainda por cursos de capacitação e qualificação. “Vai ser um trabalho de persuasão. Precisamos convencê-los de que a abordagem ao motorista não pode ter tom de intimidação ou coação. Ninguém pode se sentir obrigado a pagá-los”, explica.
Thiago diz que a ação a ser desenvolvida é de “médio prazo”. O ponto alto será o trabalho social que será desenvolvido com as famílias dos flanelinhas a fim de levá-los para o mercado forma de trabalho. “A população da Capital e da região metropolitana terá uma resposta para este problema”, diz o secretário de Governo.