Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência debate redução de sódio, açúcar e gordura nos alimentos industrializados

10 de Outubro de 2013 às 16:20

A redução de sódio, açúcar e gordura nos alimentos industrializados será o tema de uma audiência pública na próxima segunda-feira, 14, das 8h às 12h, no auditório Solon Amaral na Assembleia Legislativa.

A proposta do debate é do presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Lincoln Tejota (PSD), com participação confirmada da Superintendência da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, de especialistas no assunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representantes de indústrias alimentícias e de sindicatos do setor de alimentos.

 O objetivo da audiência é pactuar com representantes dos setores governamentais, e não governamentais, estratégias que visem reduzir sal, açúcar e gordura nos alimentos processados; sensibilizar os representantes dos setores de produção para garantir a oferta de alimentos mais saudáveis e sensibilizar a população para a importância da redução de sal, açúcar e gordura na alimentação consumida e contribuir para redução dos fatores de risco  para as Doenças Crônicas não transmissíveis (Obesidade, Hipertensão e Diabetes).

 As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, e já são responsáveis por 58,5% das mortes e 45,9% da carga de doença no mundo, segundo estimativas da OMS. Seguindo a tendência mundial, no Brasil as DCNT são a causa de 72% das mortes e 75% dos gastos com atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)). Isso configura uma mudança nas cargas de doenças, e se apresenta como um novo desafio para os gestores de saúde.

Como desdobramento da audiência, pretende-se reunir e promover discussões relevantes e necessárias para implantação de um fórum de debates ou câmara técnica que sirva para subsidiar um plano de ação estadual, o qual possibilite a melhora da qualidade nutricional dos alimentos comercializados em Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.