Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos apóia movimentos do campo

16 de Outubro de 2013 às 15:41

A deputada Isaura Lemos (PCdoB), presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, esteve na manhã desta quarta-feira, 16, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), para oferecer o seu apoio aos cerca de três mil camponeses e camponesas que ocuparam os prédios do órgão e da Superintendência Federal da Agricultura, em Goiânia. Eles estão acampados nesses prédios desde às 6 horas da madrugada desta quarta.

A pauta unitária reivindica: permanência das famílias no campo; qualidade de vida; renda; direitos iguais para mulheres e homens; produção de alimentos saudáveis; e reforma agrária. Durante o ano, as organizações do campo realizaram lutas com marchas, ocupações de órgãos públicos e de estradas.

Na avaliação de Isaura Lemos, há no Brasil inúmeras terras que não cumprem a sua função social. “Estão descumprindo a Constituição Federal”, comentou. “Isso não pode acontecer, porque há milhares de trabalhadores sem terra nas beiras das estradas, debaixo de lonas, que precisam da terra para trabalhar e tirar o seu sustento. O Governo Federal precisa investir na reforma agrária”, completou.

De acordo com o movimento, houve avanços, mas eles não foram o suficiente, por isso as ações continuam e serão intensificadas nesta semana. "As mobilizações revelam aos goianienses o descaso do poder público com os povos do campo", diz o movimento.

A mobilização é realizada pelo Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf-GO)  e integra o Levante Unitário de Lutas do Campo, realizado de 14 a 18 de outubro em todo o Brasil.

(Com informações do Mais Goiás)

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.