Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos participa de reunião sobre políticas de abrigo para mulheres
A deputada Isaura Lemos, presidenta do PCdoB Goiás, participou, na tarde desta segunda-feira, 9, da reunião com a secretária de Estado de Políticas Públicas para a Mulher, Gláucia Teodoro.
O encontro, realizando na sala de reuniões do Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), teve como objetivo tratar sobre as políticas públicas de abrigamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
No dia 25 de novembro deste ano, a deputada realizou audiência pública por ocasião do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, na Assembleia Legislativa. A iniciativa contou com a presença da secretária Gláucia Teodoro, da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), da presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ângela Café; da secretária municipal da Mulher de Goiânia, Tereza Sousa; e da diretora do Cevam, Dolly Soares.
Entre os casos abordados, esteve o de Mara Rúbia Mori Guimarães, que teve os olhos perfurados pelo ex-marido, no dia 29 de agosto passado, em Goiânia e também o da adolescente de 14 anos, B.C, vítima de estupro, que participou da discussão com sua filha, recém-nascida há três meses. B.C contou, em entrevista, que era violentada desde os quatro anos de idade pelo padrasto que a dopava para que o vizinho também praticasse violência sexual contra a jovem.
Isaura lembrou que a audiência é realizada por ela na Assembleia Legislativa todos os anos. “Por meio do debate, queremos chamar a atenção de toda a sociedade para esse absurdo que acontece”, comentou.
Em sua fala, Isaura apresentou alguns dados estatísticos. “Conforme a pesquisa Mapa da Violência 2013, a capital goiana é a segunda no ranking nacional de mortes de mulheres, em sua população total, com índice de 11,3 mortes por 100 mil mulheres. Ainda de acordo com o levantamento, Goiás é o Estado com a 2ª pior média do país no que se refere às taxas de homicídio feminino, atrás somente do Espírito Santo”, disse. “A violência contra a mulher continua aumentando. Isso nos aflige muito”, completou.
Para a deputada, é necessário que as medidas protetivas sejam consolidadas. “Nos órgãos competentes, como as delegacias, faltam equipamentos e pessoal qualificado. O Estado tem tido dificuldade para agir e manter o agressor preso”.
Ao final da audiência pública, a deputada Isaura Lemos sugeriu a realização de um debate, com diversas entidades que lutam em prol das mulheres, para discutir sobre como constituir uma rede de apoio às vítimas de violência que realmente funcione. “É preciso debater como constituir formalmente essa rede, que tipo de ações, monitoramento, coordenação, para que funcione de forma eficaz”, disse. “O caso Mara Rúbia se tornou simbólico não só em Goiás, mas no Brasil devido à repercussão grande. O caso dela mostrou que a Lei (Maria da Penha) é importante, mas é preciso ter uma estrutura melhor, uma melhor capacitação”, concluiu.