Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos discute transporte coletivo na Grande Goiânia dia 27

19 de Fevereiro de 2014 às 15:51

A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, e a vereadora Tatiana Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano da Câmara Municipal de Goiânia, discutem o transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia (RMG) em audiência pública, no dia 27 de fevereiro, às 8h30, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa.

A audiência pública terá a participação do Ministério Público Estadual (MPE-GO), do Poder Judiciário do Estado, da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), da Prefeitura de Goiânia e de entidades dos movimentos dos usuários, populares e sindicais.

A avaliação das parlamentares é a de que, enquanto existe a preocupação com o desequilíbrio econômico-financeiro das empresas do transporte coletivo, inclusive não garantindo à população o Programa Ganha Tempo, as companhias não cumprem as suas obrigações determinadas nos contratos de concessão desse serviço público.

A população reclama:

  • da falta de cumprimento dos horários das planilhas;
  • das condições desumanas a que é submetida nas filas dos terminais e na superlotação durante os horários de pico;
  • da não instalação dos abrigos;
  • quer saber sobre a construção dos novos terminais;
  • dentre outros problemas.

“Vamos solicitar a real situação de cumprimento das cláusulas contratuais com prazos pré-determinados. Também queremos esclarecer qual será o cronograma de implantação do Passe Livre Estudantil. Antes disso, não tem sentido tomar qualquer medida a favor das empresas, pois estará comprometendo os interesses da população”, afirma a deputada Isaura.

Crise

A crise do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia piora a cada dia, assim como aumentam também as reclamações, as dificuldades enfrentadas pelos usuários e as manifestações de populares. O problema não é discutido entre as autoridades desde setembro do ano passado, quando foi realizada a última reunião da CDTC. Novo encontro deve ser realizado na semana que vem.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.