Notícias dos Gabinetes
Comissão de Agricultura e Pecuária discute exportação de carne
Além do secretário estadual de Agricultura, Leonardo Veloso vão participar dos debates representantes da SGPA- Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, do CREA-GO –Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da FAEG – Federação da Agricultura de Goiás, da FIEG – Federação da Indústria do Estado de Goiás, da FETAEG –Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Goiás, do Sindicato Rural e da Vigilância Sanitária.
Comissão Européia decidiu na semana passada retomar as importações da carne brasileira que foram suspensas em 1º de fevereiro deste ano. Desde então, 106 fazendas produtoras de carne bovina do Brasil, entre elas, duas de Goiás voltaram a exportar carne para o Mercado Europeu.
A suspensão de exportação de carne bovina pelo Brasil foi imposta pelo bloco econômico. A UE determinou o embargo devido à falta de acordo sobre o número de propriedades certificadas para vender o produto, questionando o sistema de rastreabilidade do gado adotado no Brasil. Na ocasião do embargo, os europeus divulgaram que esperavam uma lista com apenas 300 fazendas, enquanto o Brasil apresentou uma lista com mais de 2.600 nomes.
O Brasil é o principal exportador de carne bovina mundial e o primeiro abastecedor da UE, com 65,9% do volume das importações e 56,5% do valor total do envio do produto ao bloco europeu. Goiás participa com 5,6% deste total. As exportações goianas de carne, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secomex), representaram no ano passado 28,19% do total das exportações, somando US$ 113,12 milhões e ficando em primeiro lugar nessa atividade em Goiás. A demanda européia de carne para 2008 é de cerca de 800 mil toneladas.
Para o deputado, Tiãozinho Costa é urgente à necessidade de unir forças em defesa do aumento do número de fazendas de Goiás aptas a exportar carne para o Mercado Europeu. “Essa reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária é um dos caminhos para buscarmos soluções para os problemas da exportação da carne bovina em Goiás”, destacou o deputado.