Notícias dos Gabinetes
Projeto de Cristóvão Tormin pede a execução do Hino de Goiás em sessões da Assembléia
Iniciativa do deputado Cristóvão Tormin (PTB) visa difundir a cultura e costumes goianos por meio da execução do hino do estado. Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar pede que a música seja tocada nas primeiras sessões ordinárias de cada mês, além das sessões solenes e comemorativas da Assembléia Legislativa de Goiás. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
O parlamentar justifica a apresentação do projeto porque este pretende resgatar tradições do estado, retratados na música. Composto em 1919, a versão original foi escrita por Teófilo Ottoni da Fonseca. A obra foi alterada pelo escritor José Mendonça Teles, com melodia de Joaquim Jayme, em setembro de 2001.
Em suas estrofes, o hino descreve particularidades que fazem relembrar a história de Goiás. A estratégia usada por Bartolomeu Bueno da Silva, por exemplo, quando obriga os índios a serem escravos. O hino fala de quando colocou fogo no álcool dizendo ser a água, às margens do Rio Vermelho. Nesse episódio que o bandeirante recebeu o nome de Anhanguera, que significa Diabo Velho, em Tupi Guarani.
Cristóvão Tormin finaliza sua justificativa pela aprovação do projeto, dizendo que essa é uma forma de difundir a cultura, costumes, lutas, tradições e conquistas às futuras gerações. Ressalta que para chegarmos ao estado pujante de hoje, Goiás passou por vários ciclos que afirmaram Goiás como terra querida.