Notícias dos Gabinetes
Audiência pública sobre transporte coletivo da Grande Goiânia é amanhã
A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, e a vereadora Tatiana Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano da Câmara Municipal de Goiânia, discutem, na manhã desta quinta-feira, 27, às 8h30, o transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia (RMG) em audiência pública, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa.
A avaliação das parlamentares é a de que, enquanto existe a preocupação com o desequilíbrio econômico-financeiro das empresas do transporte coletivo, inclusive não garantindo à população o Programa Ganha Tempo, as companhias não cumprem as suas obrigações determinadas nos contratos de concessão desse serviço público.
A população reclama:
- da falta de cumprimento dos horários das planilhas;
- das condições desumanas a que é submetida nas filas dos terminais e na superlotação durante os horários de pico;
- da não instalação dos abrigos;
- quer saber sobre a construção dos novos terminais;
- dentre outros problemas.
“Vamos solicitar a real situação de cumprimento das cláusulas contratuais com prazos pré-determinados. Também queremos esclarecer qual será o cronograma de implantação do Passe Livre Estudantil. Antes disso, não tem sentido tomar qualquer medida a favor das empresas, pois estará comprometendo os interesses da população”, afirma a deputada Isaura.
Já confirmaram presença a presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Patrícia Veras; o presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e secretário estadual de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, João Balestra; o titular da Agência Goiana de Regulação (AGR), Humberto Tannús; o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), José Geraldo Freire; o prefeito de Brazabrantes, Márcio Antônio Machado; o prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes e Silva; o prefeito de Bonfinópolis, José da Luz Paulino de Oliveira; a presidente a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon), Carlos Alberto de Paula Moura Júnior.
Também confirmaram presença representantes dos Procons Goiânia e do estado de Goiás, de entidades dos movimentos dos usuários, populares e sindicais, entre outros.
Crise
A crise do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia piora a cada dia, assim como aumentam também as reclamações, as dificuldades enfrentadas pelos usuários e as manifestações de populares. O problema não havia sido discutido entre as autoridades desde setembro do ano passado, quando foi realizada a última reunião da CDTC.
Novo encontro da Câmara foi realizado na última segunda-feira, 24. A principal medida anunciada após o encontro é a criação, em um prazo de 90 dias, de um Terminal de Controle Operacional para acompanhar, em tempo real, as planilhas de viagem dos ônibus. Atualmente, as planilhas são entregues em um prazo de três dias. O objetivo é fazer com que o sistema, alvo de recorrentes protestos da população por conta de atrasos, volte à normalidade operacional.