Notícias dos Gabinetes
Vanuza Valadares em defesa do cerrado
Vanuza falou sobre o último andamento desta proposta e identificou que dia 30 de outubro, ou seja, há um pouco mais de um mês o Deputado Federal Sarney Filho, do PV solicitou a inclusão desta proposta na pauta da Câmara.
Apesar da demora e da falta de respeito com que o cerrado está sendo tratado a deputada vê nesta situação um lado positivo. O de que estes acontecimentos estão colocando à prova a persistência dos goianos em ver o cerrado reconhecido como Patrimônio Nacional.
Para Vanuza a audiência também serviu para confirmar o interesse dos goianos para que esta proposta se viabilize. “Concordamos em lutar contra os equívocos históricos que consideraram o cerrado sem valor e sem importância. Inclusive debatemos a denominação dada a nossa vegetação como, por exemplo, chamar de campo sujo o cerrado que se apresenta com árvores um pouco mais altas.” Disse Vanuza, que ainda ressaltou que apesar de tudo credita que a legislação vigente para preservação ambiental do cerrado é suficiente, mas ainda falta fiscalização e mais campanhas de conscientização.
A deputada Vanuza Valadares aproveitou para dar os parabéns ao deputado Tiãozinho e a todas as pessoas que participaram deste evento, pois todos ficaram com a sensação de que a missão de fortalecer o poder de fiscalização e de permitir maior destinação de verbas para pesquisa e ações efetivas para a manutenção da nossa biodiversidade é responsabilidade de todos.
Para Vanuza o meio ambiente é, atualmente, um dos poucos assuntos que desperta o interesse de todas as nações, independentemente do regime político ou sistema econômico. Os danos ultrapassam as fronteiras e atingem regiões distantes. Daí a preocupação geral com o meio ambiente, pois em última análise, significa zelar pela nossa própria sobrevivência.