Notícias dos Gabinetes
Vanuza reivindica duplicação da 153
Segundo Riumar, os projetos para duplicação desse trecho estão sendo elaborados, mas inicialmente o Dnit vai licitar os perímetros urbanos de todas as cidades servidas pela rodovia. Ele informa que no próximo dia 9 (às 17hs, no Centro Cultural) estará em Porangatu para mostrar os projetos à população.
Vanuza disse que a duplicação, depois que a BR-153 (também conhecida como Belém-Brasília) foi construída, é uma das obras mais importantes para o Norte de Goiás. “Sinto orgulho de estar à frente dessa articulação que vai determinar a duplicação da BR-153, uma rodovia de integração nacional, mas que há muito precisa de novos investimentos”, disse a deputada Vanuza.
Riumar explicou que este ano servirá para confecção dos projetos executivos da obra. Já para 2008 vem a fase de licitação e, logo após, liberação de recursos para início da duplicação (com previsão de início das obras para o 2º semestre).
Em reunião com a bancada de parlamentares de Goiás na Câmara Federal, na terça-feira (30), Riumar saiu satisfeito do encontro. Ele disse que a proposta é de trabalho em conjunto em defesa dos interesses de Goiás e a duplicação da 153 é uma das metas da bancada, tendo se comprometido a colocar ainda este ano o primeiro lote de recursos para iniciar as obras.
Vanuza aproveitou para elogiar a atuação do presidente Lula, que no decorrer dos seus dois mandatos, segundo ela disse, fez muito por Goiás. “Depois de JK (Juscelino Kubitschek), é o presidente que mais olha para a área de infra-estrutura do País”, assegurou a deputada do PSC.
Vanuza disse à reportagem do Diário do Norte, que acompanhou a reunião no Dnit, que o projeto de duplicação tem viabilidade técnica, econômica e ambiental e será um marco para o Norte do Estado, uma das regiões, segundo ela, menos atendida pelo governo do Estado com obras de infra-estrutura.
Riumar ainda informou que somente no trecho da BR em Porangatu transitam cerca de 10 mil veículos todos os dias, sendo que a maioria (60%) é de tráfego de carga. O custo da obra, segundo Riumar, é de cerca de R$ 1 milhão por quilômetro construído. Diante da necessidade de ampliação do debate sobre a importância da obra, Vanuza, juntamente com o deputado Cláudio Meirelles, também apresentaram proposta para realizar audiência pública em Goiânia, sem data definida para a mesma.
Fonte: Diário do Norte
João Carvalho - Goiânia