Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Governador diminui reajuste da tarifa de água, mas oposição quer índice ainda menor

01 de Junho de 2015 às 09:00

Após a repercussão negativa e a pressão dos deputados da oposição, o governador Marconi Perillo (PSDB) orientou que o reajuste da tarifa de água, que passa a vigorar a partir do dia 1º de julho, caísse pela metade, de 32,13% para 16,07%. No entanto, deputados da oposição acreditam que o valor ainda está acima da inflação e é abusivo. “Vamos continuar trabalhando para que esse reajuste caia mais uma vez pela metade e esteja de acordo com a inflação do período, que seria na casa dos 7%”, afirma o deputado estadual e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia, Bruno Peixoto (PMDB).

Determinados a reduzir ainda mais esse valor, nesta segunda-feira, 1 de junho, às 14h30, o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PMDB), Bruno Peixoto, o líder do PMDB na Assembleia, José Nelto, e outros parlamentares da oposição, irão ao Ministério Público de Goiás. O grupo vai fazer uma representação para que a promotoria de Defesa do Consumidor ajuíze ação contra o aumento abusivo na cobrança dos serviços de água e esgoto.

O Balanço fiscal da Saneago mostra que a empresa fechou 2014 com prejuízo de R$ 52,8 milhões, mesmo tendo obtido aumento de 5,7% no faturamento líquido, atingindo R$ 1,282 bilhão. O aumento dos custos e redução dos repasses federais foram as justificativas da concessionária para o significativo aumento do seu endividamento no ano passado. No entanto, a oposição acredita que a população não pode ser responsabilizada pela má gestão da empresa. “O povo goiano não pode arcar com mais essa conta. A população já está sentindo o aumento do preço de serviços essenciais como a tarifa de energia (44,1%) e transporte público (17%), e esse reajuste abusivo vai causar um grande impacto no orçamento dos goianos que não tiveram seus salários reajustados”, afirma Bruno Peixoto.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.