Notícias dos Gabinetes
Reunião Pública irá discutir violência contra idosos
O Movimento Plural Idades, em parceria com o Mandato do Deputado Estadual Virmondes Cruvinel Filho (PSD), realiza na manhã desta quinta-feira, 18, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás, uma Reunião Pública para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado, anualmente, no dia 15 de junho. Uma caminhada, com concentração a partir das 7 horas, antecede o evento. Os participantes irão sair da Praça Cívica, com destino à sede da Assembleia, no Setor Oeste.
De acordo com o coordenador do movimento e presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09), Wadson Arantes Gama, a intenção, na data, é protestar contra a violência à pessoa idosa. “É um importante momento para refletirmos sobre esse tipo de violência. Participe, e, se possível, use adereços ou camiseta na cor lilás nesse dia”, convoca.
O Movimento Plural Idades surgiu, por iniciativa do CRP-09, com o objetivo de inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, favorecendo o processo de envelhecimento com qualidade de vida. A ideia é contribuir para que os idosos possam redescobrir suas possibilidades e autonomia, além de proporcionar o conhecimento e a aplicabilidade do Estatuto do Idoso.
“A maior parte dos crimes contra idosos ocorre dentro de suas próprias casas. Eles também sofrem com a discriminação quando tentam colocação no mercado de trabalho e precisam ser estimulados a manterem a auto-estima e a independência. Felizmente, a Lei Federal nº 10.741, que criou o Estatuto do Idoso, veio para mudar essa realidade e é fundamental apoiar qualquer iniciativa nesse sentido”, destaca o deputado Virmondes Cruvinel, que, na última semana, apresentou Projeto de Lei que prevê a implantação, em Goiás, do Programa Estadual de Estímulo ao Emprego de Trabalhadores Experientes (PETE), direcionado a pessoas com mais de 40 anos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo. A Secretaria Nacional de Direitos Humanos anotou 426 denúncias graves contra idosos em 2014, em Goiás, com a grande maioria dos casos (74%) tendo origem dentro da própria casa da vítima.
A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação aos Direitos Humanos. O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal. Na esteira deste movimento mundial, o Movimento Plural Idades tem o intuito de incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção. No Estado, além do CRP-09, integram o grupo os Conselhos Regionais de Enfermagem, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de Serviço Social, entre outras entidades, órgãos públicos e instituições.
(Com informações do CRP-09)