Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Discurso da deputada Vanzua Valadares sobre a Reforma Administrativa

14 de Novembro de 2007 às 12:00
Vanuza Valadares faz discurso sobre da reforma administrativa do Estado repleto de "senões". Confira o que a deputada, líder do PSC pensa sobre isso.
 

Boa tarde

Sr. Presidente
Nobres pares

Servidores

Imprensa

A todos os que acompanham os trabalhos desta casa de lei aqui no plenário, pela TV Assembléia ou pela internet.

 Hoje uso a tribuna para falar sobre a Reforma Administrativa promovida pelo governo do Estado. Um discurso que apóia a reforma, mas é recheado de “senões”.

 Pois, apesar de ter votado contra o pedido do governador de que a Assembléia Legislativa concedesse carta branca para a realização desta reforma, acredito que ela é importante para corrigir os erros do passado.

 Sou contra a concessão da carta branca porque conforme o artigo 10 da Constituição Estadual cabe a nós deputados, com a sanção do governador dispor sobre as matérias referentes à criação, estruturação, extinção e atribuições das secretarias de estado e dos órgãos da administração direta, autárquica, fundacional e da administração indireta.

 Acredito que o governador está em uma situação difícil. E até penso que ele não gostaria de tomar estas medidas, mas ele sabe que é preciso conter os gastos da máquina administrativa estadual.

 Mas, isso não deveria estar acontecendo violando a constituição do estado.

 A meu ver a extinção de 22 órgãos significa mais do que mera contabilidade. Esta atitude de Alcides Rodrigues expressa nas entre linhas que o governador do Estado de Goiás não está disposto a continuar aceitando pressões políticas que não primam pelo interesse público.

É preciso entender que o comando do Estado mudou de mãos por causa de um projeto político apresentado à sociedade, e este plano deve ser respeitado, afinal isso é democracia.

É aceitar que o poder muda de mãos e que é possível comandar o Estado de outra forma.

Mas, isso não é desculpa para ignorar o que está disposto em lei.

Sabemos que o contribuinte goiano não pode pagar pela ineficiência administrativa movida por interesses pessoais, e o governador até agora está mostrando que entende isso.

O dr. Alcides Rodrigues deve ser aplaudido se esta reforma resultar em mais verbas para a saúde e educação.

Se o que era gasto para manter apadrinhados for revertido em salários melhores para quem realmente merece como, por exemplo, os servidores da saúde e da educação.

Mas, governador, o senhor tem que entender que ninguém está acima da lei.

No entanto é preciso ressaltar que não vale colocar a culpa deste descontrole financeiro apenas na folha de pagamento que agora é chamada de câncer da administração.

É preciso cautela com esta afirmação, pois são os funcionários que dão vida a administração pública. Sem eles nada funciona!

E para finalizar quero parabenizar a secretária da cidadania a minha amiga e colega Flávia Morais que reduziu os gastos com esta pasta desde que tomou posse.

Parabéns Flávia! Pois, está mostrando que as mulheres sabem como cortar despesas através de receitas simples, objetivas e acima de tudo de forma legal e dentro das suas atribuições.

Obrigada!      
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.