Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
APA do Encantado pode ser Patrimônio da Humanidade

12 de Maio de 2008 às 10:58
12/05/2008 - 11h13 Fonte: Assessoria de Imprensa Da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás
A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa visa transformar a Área de Proteção Ambiental do Vale do Encantado em Patrimônio da Humanidade. Relatório está pronto e o próximo passo é encaminhar o documento aos órgãos competentes da Unesco. PM estuda implantar um Batalhão Ambiental no local.

Transformar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale do Encantado em Patrimônio da Humanidade. Essa é a pretensão das deputadas Vanuza Valadares (PSC) e Adriete Elias (PMDB), presidente e integrante da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia.

Respaldadas por uma equipe técnica, as parlamentares visitaram a área de preservação ambiental na quinta-feira, 8 maio. A APA está localizada no município de Baliza, na divisa com Mato Grosso, a 450 quilômetros de Goiânia.

A Comissão de Meio Ambiente tem em mãos um amplo relatório sobre a área. O espaço contém cachoeiras, grutas, e um cânion cortado pelo Rio Araguaia. O objetivo é encaminhar o documento aos órgãos competentes da Unesco, solicitando a transformação daquela APA em Patrimônio da Humanidade. Para tanto, já têm como base o projeto elaborado pelo deputado licenciado Daniel Messac, atual Secretário Extraordinário do Governo estadual.

Com uma área de 1.700 alqueires, o Vale do Encantado está sob os cuidados do jornalista Batista Custódio. O jornalista conseguiu incorporar mais 500 alqueires à área, e está disposto a doar ao patrimônio da humanidade.

Vanuza Valadares diz que vai se reunir a Comissão do Meio Ambiente, bem como com todos os colegas de parlamento, para discutir a forma mais eficiente de contribuir com a preservação da APA.

"Já iniciamos a elaboração de projetos visando incentivar novos fazendeiros a seguirem o exemplo da preservação ambiental”, frisou Vanuza Valadares. A área é aberta ao público diariamente. Os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer um viveiro de mudas de plantas nativas e frutíferas de várias espécies e equipamentos históricos.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Edson Araújo, que participou da expedição, adiantou que pretende trabalhar para levar àquele local uma guarnição do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, para ajudar na preservação e proteção da área.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.