Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos participa de prévia do lançamento da campanha Mais Mulheres na Política em Goiás

17 de Agosto de 2015 às 16:37

A deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB em Goiás, e a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) participaram, na manhã desta segunda-feira, 17, da prévia do lançamento da campanha nacional Mais Mulheres na Política, em Goiás, ocorrido no escritório política da senadora Lúcia Vânia (sem partido).

A Procuradoria da Mulher do Senado, com o apoio das parlamentares goianas senadora Lúcia Vânia, deputada federal Flávia Morais (PDT); de todas as deputadas estaduais: delegada Adriana Accorsi (PT), Isaura Lemos, Lêda Borges (PSDB - licenciada), Eliane Pinheiro (PMN); e de todas as vereadoras: Célia Valadão (PMDB), Dra. Cristina Lopes (PSDB), Cida Garcez (SDD) e Tatiana Lemos, organizam o lançamento da campanha nacional em Goiás – marcada para o dia 10 de setembro no Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

 As mulheres compõem a maior parte do eleitorado brasileiro (52%), conforme levantamento feito, em 2014, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, representatividade feminina na política não retrata a sociedade de maneira efetiva. As mulheres ocupam somente 9,9% do parlamento.

No ranking mundial das mulheres em espaços de poder, o Brasil ocupa a posição 158º, entre os 188 países pesquisados em dezembro de 2014 pela União Interparlamentar (IPU, na sigla em inglês). Perde para Ruanda, Bolívia e Sudão. Para mudar essa realidade a campanha Mais Mulheres na Política defende que a reforma política, que tramita no Congresso Nacional, seja mais inclusiva.

Duas propostas apresentadas na Comissão da Reforma Política podem mudar essa realidade. A primeira é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a reserva de vagas destinadas às mulheres, nos três níveis federativos das Casas Legislativas. Os percentuais aprovados foram 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda, e 16% na terceira legislatura. A meta é alcançar os 50%, ou seja, a plena equidade.

Outra proposta importante é a reserva de recursos do Fundo Partidário para incentivar os partidos a buscar uma maior bancada feminina. Para financiar as campanhas das mulheres, os partidos destinariam no mínimo 5% e no máximo 15% dos recursos do Fundo Partidário. Caso a verba não seja usada, ficaria guardada em contas bancárias específicas para utilização futura.

“Para garantir a plena participação da mulher na política não basta dar apenas o direito ao voto. É preciso garantir que ela tenha poder de decisão e, portanto, presença no parlamento”, afirma a deputada Isaura Lemos. “Gostaria de conclamar os amantes da democracia plena com maior participação das mulheres na política a participarem ativamente dessa campanha. As vereadoras, prefeitas, secretárias de estado e dos municípios do interior do nosso estado, todas estão sendo convidadas a participar dessa importante luta. É uma luta suprapartidária, que não tem discriminação de raça, religião e sexo. Todos juntos construiremos uma sociedade mais justa e democrática”, acrescenta.

 

 (Com informações da Assessoria de Imprensa - senadora Lúcia Vânia)

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.