Henrique Arantes oferece apoio para beneficiar 15 municípios

02 de Fevereiro de 2016 às 08:02

O deputado estadual Henrique Arantes (PTB) ofereceu apoio ao município de Simolândia, que busca por credenciamento de um laboratório de análises clínicas, junto ao Ipasgo, para atender demandas da população. A ausência deste laboratório faz com que os moradores se desloque mais de 200 quilômetros para realizarem exames clínicos.

Na tarde desta segunda-feira (1º), o parlamentar reuniu o presidente da instituição, Francisco Taveira Neto, com lideranças de Simolândia, representados pelo vereador Ruben de Sousa Lacerda (PROS) e pelo empresário Lucas Cavalari.

Henrique Arantes foi informado pelo vereador que o mais próximo instituto clínico credenciado ao Ipasgo fica localizado em Formosa, a quase 200 quilômetros de Simolândia.

“Os usuários do serviço precisam fazer um longo percurso e gastam mais de quatro horas de viagem para realizar um único exame. Com isso tudo, ainda gastam muito dinheiro para completar o trajeto”, argumentou o parlamentar.

Devido à distância, os pacientes acabam optando por irem a Simolândia onde há um laboratório de análise clínica, porém, o mesmo ainda não possui credenciamento no Ipasgo.

Demanda

O empresário Lucas Cavalari conta que um único instituto clínico na cidade, recebe a demanda de 15 municípios da região Nordeste de Goiás e afirma que sempre há reclamações, principalmente pela falta de um estabelecimento credenciado.

Durante a reunião, Taveira Neto teria confirmado que deverá estudar a possibilidade, já que os grandes municípios e polos regionais do Estado, ficam sobrecarregados com os pacientes de pequenos municípios.

Em muitos casos, a descentralização poderia ser uma opção para minimizar o problema como esses. Entretanto, Henrique Arantes reconhece que será necessária a realização e adequação de vários procedimentos burocráticos, caso seja possível efetivar a credencial, até que tudo esteja de acordo com a legislação estadual. "O importante é que a demanda foi apresentada e o diálogo foi iniciado", concluiu Arantes.