Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica leva superintendente do Incra à Bonópolis
O deputado Júlio da Retífica (PSDB), levou o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Goiás (Incra), Rogério Arantes, na tarde de quinta-feira (1º de maio) em visita ao Assentamento Joaquim D'Eça, em Bonópolis.
A reunião havia sido marcada em uma audiência no gabinete do superintendente, realizada na semana anterior, quando o deputado Júlio da Retífica, o prefeito de Bonópolis, Edilberto Moura, o vereador Wilson da Caixa e dirigentes do Assentamento procuravam soluções aos problemas enfrentados pela comunidade rural.
Segundo Valdemar Pereira Filho, o Tunico, vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Joaquim D'Eça, um dos dirigentes presentes à reunião no gabinete do Incra/GO, o principal entrave encontrado pelos assentados é a não aprovação do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que foi concluído ainda em 2006. O PDA define, por exemplo, a demarcação e distribuição dos lotes, as condições de moradia, a localização das estradas e das áreas de reserva legal, o acesso à educação e saúde, as atividades econômicas a serem desenvolvidas, a organização da comunidade, entre outras ações.
"Existem muitos problemas na realização do PDA, sendo os principais o traçado das estradas e a má distribuição da água, entre outros. Apesar disso, os lotes foram cercados, com recursos da gente mesmo, e sorteados em junho de 2007, data que marcou nossa entrada nas parcelas", afirmou Tunico.
AÇÃO
De acordo com o deputado Júlio da Retífica, o documento estava em uma grande pilha de processos para serem analisados pelo Incra e agora deverá ser tratado como prioridade pela entidade. O parlamentar se colocou à disposição dos pequenos produtores para ser um intermediário entre as suas demandas e o Incra.
"Eu não quero passar por cima de ninguém, nem da Fetaeg, das Associações e dos sindicatos, mas, sim, ser mais um a somar esforços para o bem estar de toda a comunidade. E qualquer projeto que vocês tenham para o desenvolvimento do Joaquim D'Eça será também o meu projeto", salientou.
O prefeito Edilberto Moura, que participou do encontro, afirmou que seu governo sempre se preocupou com a situação dos acampados e assentados do município e quer, verdadeiramente, defender os interesses dos trabalhadores. O prefeito disse, também, se preocupar com a campanha para as eleições municipais deste ano, quando, segundo ele, muitos poderão 'vender ilusões' aos produtores.
Com relação à construção das estradas no Assentamento, Edilberto lembrou que o ex-superintendente do Incra/GO havia dito que os recursos já estavam disponíveis na conta e a prefeitura preparou toda a documentação necessária para que eles fossem liberados.
"Os assentados querem produzir, querem uma casa, querem que seus filhos estudem, querem saúde. Acredito que essas questões, agora com o Rogério Arantes na superintendência regional, e com a intermediação do deputado Júlio da Retífica, estão bem encaminhadas", sublinhou.
Para o superintendente regional, que afirmou estar ali mais para ouvir do que para falar, existe muita disposição para que a reforma agrária tenha continuidade no país, e isso, para ele, caracterizava o melhor momento que a reforma agrária já havia passado. Mas, dando seqüência a sua fala, Rogério Arantes disse estar preocupado com os licenciamentos ambientais para que os trabalhadores rurais sejam assentados. Segundo afirmou, cerca de 150 processos estão com o Ibama aguardando a liberação.
"Esperamos que esse impasse seja resolvido brevemente, pois, sem esse licenciamento ambiental, o Incra não pode nem criar os assentamentos", lamentou.
Presente à reunião, um grupo de pequenos produtores do Assentamento Anita Matuano apresentou sua pauta de reivindicação. Nesse assentamento, o PDA está sendo confeccionado por uma empresa indicada pelo MST, bancada pelos assentados. Segundo Braz Marques da Costa, líder dos assentados, a área para o assentamento foi liberada em novembro do ano passado e os produtores estão em dificuldades, cobrando cestas básicas e agilidade na liberação dos recursos.
Além dos citados, a secretária de política agrária e meio ambiente Sandra Pereira Faria, da Fetaeg; o diretor da CUT, José Uilton; o presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Joaquim D'Eça Valdivino Gonçalves Santos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porangatu e Bonópolis, Artur Evangelista; os vereadores de Bonópolis, além de lideranças políticas da região, estiveram no encontro.