Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica: "Norte-Sul é a redenção de Goiás"
Durante a assinatua da autorização para o início das obras da Ferrovia Norte-Sul no trecho goiano, ocorrido na manhã do dia 15, em Anápolis, o deputado Júlio da Retífica foi categórico: "A Ferrovia Norte-Sul é um marco histórico para Goiás. Vai ser como a Belém-Brasília no passado. Vai ser a redenção para a região norte e para o estado de Goiás".
Ao lado do Presidente da Valec, Juqinha das Neves, do Vice-Governador Ademir Meneses, deputados federais e estaduais, empresários e população, o deputado Júlio da Retífica é um dos maiores defensores da instalação da ferrovia no trecho goiano.
"Desde quando éramos prefeitos de Porangatu e durante as duas administrações, sempre realizamos gestão junto ao Governo Federal para que a Norte-Sul saísse do papel. Agora estamos vendo que nossa luta não foi em vão", afirma o deputado Júlio da Retífica.
Com o custo de R$950 milhões para o trecho Anápolis-Porangatu, as obras da Ferrovia Norte-Sul irão gerar 7.500 empregos diretos e mais de 20 mil indiretos. Com a mudança da bitola - distância entre os trilhos - para 1,60 metro, a estimativa é que a carga seja transportada ao invés dos 20 Km/h em bitola normal, para a velocidade de 100 Km/h, gerando economia e rapidez ao empresariado goiano.
Para o deputado Júlio da Retífica, no entanto, a luta ainda prossegue. "Em audiência pública na Assembléia no mês de novembro tivemos a garantia de que a Ferrovia Norte-Sul irá cortar todo o estado de Goiás até Porangatu. Nossa luta agora é para que este novo trecho possa também estar sendo construído até o final de 2008", frisou o deputado.