Notícias dos Gabinetes
Projeto aprovado de Diego Sorgatto quer pôr fim a violência obstétrica
O plenário da Alego aprovou em 2ª e última votação, e segue agora para a apreciação do Governador, o Projeto de Lei Nº 764/17, de autoria do deputado Diego Sorgatto (PSB), estabelecendo um conjunto de normas para a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. Esta iniciativa basicamente é voltada à proteção das gestantes contra a possível ocorrência de violência obstétrica no estado de Goiás.
Esse tipo de violência se configura quando a gestante ou a parturiente sofrem ofensa verbal, descaso, tratamentos rudes, são vítimas de piadinhas e comentários maldosos e discriminatórios, ou seja, toda humilhação intencional e todo tipo de atitude torpe que acontece todos os dias.
“O parto e o nascimento de um filho são eventos marcantes na vida de uma mulher e que muitas vezes são relembrados como uma experiência traumática na qual a mulher se sentiu agredida, desrespeitada e violentada por aqueles que deveriam estar lhe prestando assistência” afirmou Sorgatto.
Outros relatos frequentemente incluem: comentários agressivos, xingamentos, ameaças, discriminação racial e socioeconômica, exames de toque abusivos, agressão física e tortura psicológica.