Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer garantir cotas para idosos na faculdade pública estadual

15 de Setembro de 2017 às 11:57

O deputado Diego Sorgatto (PSB) apresentou o projeto de nº 3537/17, que dispõe sobre o estabelecimento de cota específica para maiores de sessenta anos de idade nas instituições de ensino superior vinculadas ou mantidas pelo Governo do Estado de Goiás.

O Estatuto do Idoso, em seu art. 21 prevê que “O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.”, detalhou o deputado na justificativa do Projeto de Lei.

Mais de um terço das pessoas acima de 60 anos que já estão aposentadas no Brasil continuam trabalhando, segundo pesquisa pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A proporção é de 33,9%. Considerando os aposentados que tem entre 60 e 70 anos, o percentual dos que trabalham sobe para 42,3%.

A principal justificativa entre os aposentados que ainda trabalham é a necessidade de complementar a renda. Para 46,9%, a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais. A pesquisa demonstra ainda que 9 em cada 10 idosos (95,7%) contribuem ativamente para o sustento financeiro da casa, sendo que em mais da metade dos casos (59,7%) eles são os principais responsáveis.

Para Sorgatto os idosos, são pessoas que mesmo com idades avançadas e já aposentadas permanecem ativas intelectualmente, integram o mercado de trabalho e contribuem fortemente com o sustento da família.

“Entendemos então que cabe ao Estado, oferecer uma oportunidade para aqueles que não tiveram a chance de concluir uma graduação de nível superior, possam ter essa formação e dessa maneira, além de realizarem os seus sonhos de toda uma vida, recebam conhecimentos que venham a agregar no sentido profissional, visto que conforme demonstrou a pesquisa do SPC e CNDL, parcela significativa de idosos ainda desenvolvem atividade laboral”, explicou o parlamentar.

Todos podem conhecer e opinar sobre o Projeto de Lei, por meio do Link abaixo:

https://opine.al.go.leg.br/#!/proposicoes/2017003537

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.