Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Lei aprovado em 2ª votação pode pôr fim nas fraudes de quilometragem de veículos em Goiás

27 de Setembro de 2017 às 10:45

Foi aprovado em segunda votação na Alego, o projeto de lei nº 923/17, de autoria do deputado Diego Sorgatto (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão de informação sobre a quilometragem rodada pelo veículo nos Certificados de Registro e Licenciamento Anual - CRLV - e de Registro de Veículos – CRV.  A propositura agora será analisada pelo governador, que poderá sancionar ou vetar a mesma.  

Em sua justificativa, Diego Sorgatto, diz que imprensa brasileira tem noticiado por diversas vezes a ação inescrupulosa de alguns profissionais do setor automotivo que, no intuito de melhorar a comercialização de veículos usados, adulteram o seu hodômetro, reduzindo, aparentemente, a quilometragem total já percorrida pelo veículo desde a sua fabricação. “Esse item, em muitos casos, é um fator decisivo para o comprador do automóvel que vê nos carros com baixa quilometragem a oportunidade de adquirir um bem seminovo a um preço acessível”.

A quilometragem será lançada no campo de “observações” do CRLV ou do CRV, na inspeção veicular mais recente exigida para a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo de que trata o art. 123 da Lei Federal n. 9.503, de 23 de setembro de 1997.

“Vale lembrar de que o procedimento será totalmente gratuito para o cidadão, e de que a nossa meta principal é a de dificultar a ação das quadrilhas especializadas em fraudar os hodômetros na venda de veículos usados, e que, por conseguinte acabam assim lesando pesadamente os compradores de boa-fé”, ressaltou o parlamentar.

Na prática a inserção da quilometragem se dará nos seguintes momentos: I - for transferida a propriedade do veículo; II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência; III - for alterada qualquer característica do veículo; e IV - houver mudança de categoria.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.