Notícias dos Gabinetes
Projeto cria Conselho Escolar e legitima participação da comunidade
A deputada Isaura Lemos (PCdoB) apresentou dia 29 de novembro, projeto de lei que dispõe sobre a criação do Conselho Escolar nas unidades de ensino do Estado de Goiás, em resposta aos pedidos que chegam ao gabinete da parlamentar, por famílias que querem uma escola democrática, aberta à participação dos alunos, dos pais e da comunidade.
Os conselhos são órgãos deliberativos, consultivos e fiscalizadores e estão acima da estrutura funcional e executiva das instituições. De acordo com o projeto de lei, o Conselho Escolar seria constituído pela direção, alunos, pais ou responsáveis legais, professores, representantes da polícia militar e servidores públicos em efetivo exercício na unidade escolar.
Papel do Conselho – Caberá ao Conselho Escolar tomar decisões sobre as dimensões administrativa, financeira e político-pedagógica da escola, constituindo-se em um canal efetivo de participação e representação da comunidade nos destinos da educação. Uma vez constituído, irá permitir que sejam organizados planos, metas e projetos escolares, além de contribuir para a organização e aplicação de recursos.
Na exposição de motivos que fez ao apresentar o projeto de lei, a deputada Isaura Lemos ressaltou a importância do Conselho Escolar no processo de autonomia da escola, além de contribuir para uma gestão escolar eficiente. “A participação das famílias na escola é essencial para o bom desempenho do aluno, e o conselho é a via legal e legítima que irá oportunizar essa participação”, defendeu a parlamentar.
Por se tratar de um órgão colegiado, e por fazer parte de seu papel social, o Conselho Escolar ampliará as discussões sobre problemas que são detectados na escola, a exemplo de casos de bullying – situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas –, a cada dia mais frequentes, conforme denunciam pais e alunos. O projeto de lei especifica as normas que regem a criação do Conselho Escolar, bem como suas atribuições, o processo para a eleição de seus membros, o tempo do mandato e os critérios de renovação do mesmo.