Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Depois de Magal, prefeitura também promete abraçar causa dos panfleteiros de Goiânia.

28 de Novembro de 2007 às 21:02
Durante audiência pública realizada pelo deputado Evandro Magal (PSDB), em defesa do direto de trabalhar dos panfleteiros de Goiânia, deputado José Nelto, disse que prefeito Iris Rezende não cumprir Termo de Ajuste de Conduta que barra trabalho de panfleteiros em Goiânia.

Sensibilizado com a perseguição feita pelo Ministério Público Estadual aos panfleteiros de Goiânia, o deputado estadual Evandro Magal (PSDB), não se conteve em apenas usar a tribuna da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás em defesa da categoria. Nesta quarta-feira (28.11.07) promoveu uma audiência pública com segmentos envolvidos nessa polêmica e convidou representantes da Prefeitura, do Estado, do MP além dos trabalhares de panfletagem para debater o por que de uma profissão legalizada pelo poder Público Municipal ser questionada pelo Ministério Público.

O auge da audiência ficou por conta do anúncio feito ao deputado Evandro Magal, via telefone, pelo colega José Nelto (PMDB) de que o prefeito Íris Rezende não vai cumprir o Termo de Ajuste de Conduta que impede o trabalho dos panfleteiros nos semáforos de Goiânia. Por telefone, em viva voz, colocado pelo celular de Magal, todos presenciaram o depoimento de José Nelto, que estava no Aeroporto embarcando para Portugal.

Magal esclareceu que a audiência visou uma solução para esse impasse sem conflito para garantir que o trabalho dos panfleteiros não seja prejudicado. “O trabalho de panfletagem abriga pais de famílias, jovens que tem na função a oportunidade do primeiro emprego, idosos que infelizmente ainda precisam trabalhar para ajudar no sustento de seus lares e deficientes físicos, é por todos esses cidadãos de bens que estou aqui hoje, levantando essa bandeira em defesa desses trabalhodores”, disse Magal.

O deputado esclareceu  aos panfleteiros que a Assembléia Legislativa é a Casa deles é a Casa do povo, destacou que abraçou a causa por ser uma classe de trabalhadores organizada. “Tenho relatos da polícia que o trabalho dos panfleteiros contribui para a redução da criminalidade, que antes era praticada nos sinaleiros.   “Não vamos deixar vocês sozinhos nessa luta.“Estamos aqui para acompanhar todo o desenrolar dessa polêmica se for preciso acamparemos na porta do Ministério Público”, disse.

Apesar do convite para a audiência ter sido estendido às autoridades do Estado e do Município  além ao promotor de justiça, Marcus Antônio, apenas a Secretaria de Cidadania, é que mandou como representante o Superintendente de Políticas da Atenção ao Deficiente, Adeleson Alves da Silva, que falou em nome da deputada, Secretária da Cidadania Flávia Moraes. Adelson Alves em seu discurso lembrou que a Secretaria da Cidadania será incorporada a secretaria de Trabalho e ao defender a função de panfletagem em Goiânia, prontificou a secretaria lembrando que uma pasta que defende Cidadania e Trabalho não ficaria omissa  numa assunto que está ligado justamente a dignidade do trabalhador.                                                                                                       O Auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa, ficou pequeno para abrigar o número de panfleteiros que prestigiaram a audiência. O presidente da Associação Goiana das Empresas de Panfletagem, Wellington Genov, destacou a importância da união de todos nessa luta e que não vão aceitar perseguição à categoria. Ao explicar a função do panfleteiro  Wellington disse já foi procurado por pessoas que buscavam o emprego em troca de uma refeição. “Ou seja enquanto muitos empresários fazem um processo seletivo doloroso para contratação de trabalhadores o emprego de panfletagem é aberto sem nenhum preconceito. Esse trabalho oferece dignidade para quem esta cansado de ouvir um não em repartições públicas ou privadas” disse

A audiência contou também com a presença do vereador Geovani Antônio (PSDB), que endossou o discurso do deputado Magal e disponibilizou os trabalhos da Câmara Municipal de Goiânia em defesa dos panfleteiros.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.