Notícias dos Gabinetes
Audiência Pública sobre Exploração Sexual Juvenil na Assembléia Legislativa elogia Catalão
Audiência Pública sobre Exploração Sexual Juvenil na Assembléia Legislativa elogia trabalho preventivo feito em Catalão.
A deputada estadual Adriete Elias (PMDB), vice-presidente da Comissão da Infância e do Adolescente da Assembléia, participou da audiência pública que abordou a questão da prostituição infantil em Goiás. Também participaram da audiência Clodoaldo José da Silva- Superintendente da Policia Rodoviária Federal/GO, Dr. Edmundo Dias Oliveira- Secretário Estadual da Justiça, Márcio Gonçalves de Queiroz - Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Ana Lídia Fleury- representante dos Conselhos Tutelares de Goiás e entidades de Defesa da Criança e Adolescente do Estado.
O Superintendente da PRF afirmou: “É necessário um maior engajamento dos vários órgãos públicos e comunitários que atuam na defesa das nossas crianças e adolescentes. A busca de soluções deve ser feita em conjunto. A realidade da exploração sexual infantil está presente em todo o Estado. O trabalho de conscientização dessa triste realidade é de extrema necessidade. É preciso encontrar soluções”.
Para o Secretário Edemundo Dias, essa problemática exige uma discussão ampla e participativa com todos os envolvidos na causa da infância juvenil de Goiás. Ana Lídia Fleury chamou a deputada Adriete Elias de “mulher guerreira” na causa da criança e do adolescente. Fez questão de citar o trabalho preventivo desenvolvido na cidade de Catalão pela então Secretária de Ação Social Adriete Elias, afirmando que este trabalho é necessário e importante para as crianças e adolescentes. Alertou ainda que cada município precisa investir mais na formação infanto-juvenil com cursos profissionalizantes e apoiar o Conselho Tutelar da cidade.
O promotor da infância e Juventude - Márcio do Nascimento, também fez questão de elogiar o trabalho preventivo desenvolvido em Catalão.
A deputada Adriete Elias agradeceu o reconhecimento do trabalho executado no Município de Catalão com as crianças e adolescentes. Disse que a problemática da exploração infantil requer força de vontade de políticos e sociedade para reverter a situação. “É possível mudar esta estatística vergonhosa. Trago comigo um pouco da experiência desenvolvida em Catalão. O Conselho Tutelar da cidade tem sede própria, é atuante. Criamos a ‘Morada da Criança’. Lá eles recebem atendimento médico e psicológico, o tratamento também é estendido para a família da criança. As prefeituras do interior do Estado precisam apoiar mais os Conselhos Tutelares. É de fundamental importância o trabalho desenvolvido pelos os conselheiros com a comunidade”, afirmou a deputada.