Ícone alego digital Ícone alego digital

População de Alvorada do Norte faz festa com o Alego Ativa, que ofereceu diversos serviços à comunidade

30 de Setembro de 2019 às 07:00
Crédito: Valdir Araújo
População de Alvorada do Norte faz festa com o Alego Ativa, que ofereceu diversos serviços à comunidade
Quarta edição do programa Alego/Ativa acontece em Alvorada do Norte
Na quarta edição do programa itinerante, no sábado, dia 28, em Alvorada do Norte, mais uma vez a Assembleia Legislativa foi ao encontro do povo. Ao abrir o evento, o presidente do Parlamento Estadual, deputado Lissauer Vieira, disse que a Assembleia precisa estar próxima da comunidade: "O Alego Ativa é um projeto fundamental para que os parlamentares estaduais ouçam a população, as lideranças políticas, identifiquem as necessidades das cidades e, posteriormente, discutam, planejem e levem políticas públicas efetivas para a sociedade”, afirmou. Também estiveram presentes os deputados Delegado Eduardo Prado, Lêda Borges, Wagner Neto e Wilde Cambão, além de Iso Moreira, anfitrião desta edição do programa, juntamente com a prefeita Iolanda Holiceni.

O programa itinerante Alego Ativa desembarcou, no último sábado, 28, em Alvorada do Norte, para a sua quarta edição. Localizado no Nordeste goiano, a 460 km da Capital, o município de quase 9 mil habitantes recebeu uma Assembleia Legislativa que tem buscado ampliar a sua representatividade e o seu envolvimento com a sociedade. A Escola Municipal Professora Odília Justa da Silva deu lugar para que a Casa, em parceria com instituições públicas e privadas, realizasse diversos atendimentos de assistência social nas áreas mais vulneráveis da cidade.

O clima foi de festa entre os moradores, que receberam diversos serviços gratuitamente. O presidente Lissauer Vieira (PSB) fez a abertura do evento ao lado do quarto secretário da Mesa Diretora, deputado Iso Moreira (DEM), e da prefeita Iolanda Holiceni (PSDB), anfitriões desta edição. Os parlamentares Delegado Eduardo Prado (PV), Lêda Borges (PSDB), Wagner Neto (Pros) e Wilde Cambão (PSD) estiveram presentes. Diversas autoridades e lideranças políticas de Alvorada e de municípios da região também compareceram.

Lissauer Vieira e Iso Moreira reafirmaram o compromisso da Mesa Diretora desta 19ª Legislatura de fazer com que o Legislativo estadual fortaleça ainda mais a sua relação com os municípios. Na perspectiva dos deputados, interiorizar as atividades para melhorar a vida dos cidadãos faz com que o Parlamento vá além das suas funções constitucionais, que são as de fiscalizar e legislar.

“A Assembleia precisa estar próxima da comunidade. O Alego Ativa é um projeto fundamental para que os parlamentares estaduais ouçam a população, as lideranças políticas, identifiquem as necessidades das cidades e, posteriormente, discutam, planejem e levem políticas públicas efetivas para a sociedade”, afirmou Lissauer.

De acordo com Iso Moreira, a pauta municipalista é prioridade desde o seu primeiro mandato de deputado estadual, iniciado em 1999, e não seria diferente no atual, o sexto. Nesse sentido, ele ressalta que ter levado a Alvorada do Norte um programa como o Alego Ativa não só reforça uma agenda municipalista positiva, como também mostra à comunidade da cidade e região que ela tem sido honrada com trabalho e lealdade. “Foi um dia muito importante para o Nordeste Goiano, que tem uma população muito carente. Ajudamos a levar mais dignidade para as pessoas, resgatamos um pouco da autoestima delas. Todos juntos somos mais fortes”, avaliou.

Por sua vez, Eduardo Prado lembrou do começo da sua carreira de delegado de polícia em Alvorada do Norte, onde atuou por seis anos. “Cidade que me acolheu e me deu condições para trabalhar”, frisou. Ele diz ser grato pela contribuição do município em sua trajetória profissional e que terá enorme satisfação de retribuir um pouco do que recebeu, agora, como um deputado da Alego.  

Lêda Borges, Wilde Cambão, Wagner Neto e Eduardo Prado foram unânimes quanto a importância do Alego Ativa em contribuir para ajudar os prefeitos e vereadores a amenizarem um pouco dos problemas sociais que os municípios vivem. Eles concordam que o programa está transformando a realidade da história do Legislativo estadual e da atuação dele junto à sociedade.

Os parlamentares também são unanimidade no que diz respeito às contribuições dadas por Iso Moreira ao Nordeste goiano: mais de R$ 1 bilhão em investimentos conquistados ao longo dos seis mandatos na Assembleia, conforme o próprio democrata. Conhecido na região como “Leão do Nordeste”, o legado de Iso Moreira forma, sem dúvida, uma legião de admiradores.

“Eu sou o parlamentar mais jovem da Alego e estou no meu primeiro mandato. Tenho o Iso Moreira como o deputado que mais me inspira na Assembleia", elogiou Wagner Neto. “Iso Moreira serve de inspiração para o meu primeiro mandato. Na minha trajetória política, quero atingir pelo menos 20% das contribuições que ele deu ao estado de Goiás”, disse Wilde Cambão. “Um deputado que, junto ao Governo do Estado, transformou o Nordeste goiano”, afirmou Lêda Borges.

Após a abertura solene do evento, todos os deputados e diretores da Alego se reuniram com prefeitos e vereadores da região para uma audiência pública que foi realizada em uma sala de aula dentro da escola. Eles ouviram as reivindicações trazidas por cada um dos participantes e afirmaram a determinação da Casa em trabalhar para atender a cada uma delas.

Parcerias

O Alego Ativa utiliza pessoal e estrutura da Casa, além dos colaboradores. Conforme o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, Simeyzon Silveira, responsável pela execução do programa, a iniciativa já conta com a cooperação técnica de 19 instituições públicas e particulares. Ele ressalta, ainda, que mais acordos estão sendo firmados e que a próxima edição, que será realizada no dia 19 de outubro em Catalão, já poderá contar com novos nomes na lista de parceiros.

Ao externar a sua satisfação de ter recebido o evento, a prefeita Iolanda Holiceni elogiou o formato do Alego Ativa e agradeceu a todos os parceiros que contribuíram para melhorar a vida da população. “As pessoas puderam fazer carteira de identidade, passaporte do idoso, carteira de trabalho, identidade jovem. Também tiveram atendimento odontológico e oftalmológico, fizeram teste de glicemia e aferimento de pressão. Nossas crianças participaram de atividades de lazer e nossos jovens receberam capacitação profissional, que é uma demanda grande de Alvorada. Fico feliz e grata por ver nossa comunidade mais qualificada”, disse.

Além dos serviços citados, a comunidade também teve assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). Segundo a chefe de gabinete da DPE, Ingrid Cardoso, os principais casos atendidos em Alvorada do Norte foram relacionados à regularização de guarda, pensão alimentícia, divórcio, regularização de posse de lote, entrada na aposentadoria e retificação de documentos.

Atendimentos na área de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino também foram feitos nesta edição. Todas as 1,5 mil mudas de plantas do Cerrado oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) foram distribuídas. Diversos artistas da região se apresentaram no palco do evento durante todo o dia.

Atendimentos

Nesta quarta edição, o Alego Ativa recebeu muitas famílias, como é o caso dos primos Warley Batista, de 19 anos, e Diemerson Batista, de 18 anos. Eles viram no curso “Fabricação de produtos de limpeza”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma oportunidade de se capacitarem e gerarem renda para a família. Segundo Diemerson, o curso despertou neles a vontade de empreender. “Pensamos em vender os produtos em uma sala comercial, de porta em porta e, também, pela internet”, acrescentou Warley.

Convidados, pessoalmente, por uma equipe da Alego, no assentamento onde moram, na zona rural de Alvorada, o casal Maria Francisca, de 52 anos, e Valter Macedo, de 61 anos, buscaram atendimento oftalmológico. Os agricultores familiares foram duas das 115 pessoas atendidas pela médica oftalmologista Mirna Dias, que para não deixar ninguém sem atendimento, continuou fazendo as consultas pelo prazo de duas horas após o encerramento do evento.

Kelly Avelar, de 31 anos, e o marido dela, Robson Almeida, de 37 anos, disseram ter aproveitado ao máximo o Alego Ativa. Eles têm uma empresa de assessoria na área da saúde e, com o objetivo de oferecer um serviço com mais qualidade aos clientes, ela fez o curso “Excelência no atendimento ao público”, ministrado pela Escola do Legislativo da Alego. Enquanto ela se capacitava nesse tema, ele assistia ao curso “Prestação de contas”, aplicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Tudo em prol do crescimento da empresa. Mas não parou por aí.

Isso porque o casal também realizou o curso “Senar no campo”, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo Kelly, o curso foi esclarecedor para que eles possam começar a empreender em uma pequena fazenda recém-adquirida. Ela ressaltou, ainda, que os alunos receberam orientações de como e em quais lugares poderão continuar o aperfeiçoamento técnico nessa área.

As estudantes e amigas Luísa Franciny, de 16 anos, e Kawany Sousa, de 15 anos, assistiram a um aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com conteúdo de língua portuguesa e matemática. A ação preparatória, que recebe o nome “Goiás Bem no Enem”, foi disponibilizada pela Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A didática dos professores foi bastante elogiada pelas estudantes. “As dicas contribuíram bastante para eliminar dúvidas de quem estava com dificuldade”, opinou Kawany. “As atividades que os professores deram foram muito boas para ajudar a compreender as matérias e a dinâmica do Enem”, ressaltou Luísa.

Após alguns amigos cortarem o cabelo, o pequeno Carlos Eduardo, de 5 anos, deu uma pausa no pula-pula para ir fazer o mesmo. Já o encantador Judá, de 3 anos, preferiu se esbaldar na pipoca. Achando que era pouco ser tão lindo, Judá roubou a cena durante uma entrevista que a TV Assembleia fez com o pai dele, Antônio da Conceição, de 70 anos, enquanto ele fazia uma nova via da sua carteira de identidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.