Goiasprev foi criada há 11 anos, após aprovação de deputados na Alego
Há 11 anos, em 27 de janeiro de 2009, era criada a Goiás Previdência (Goiasprev), unidade da administração indireta do Poder Executivo do Estado de Goiás, criada pela Lei Complementar nº 66, sancionada em 27 de janeiro de 2009, como entidade gestora única do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos e do Regime Próprio de Previdência dos Militares do Estado de Goiás, sendo uma autarquia estadual, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, jurisdicionada à Secretaria de Estado da Economia (antigamente, Secretaria da Fazenda).
A lei que criou o Goiasprev foi aprovada em 6 de janeiro de 2009 por unanimidade, em autoconvocação pelos deputados estaduais, em dois turnos. A autarquia passou então a gerir os benefícios previdenciários de cerca de 200 mil servidores (civis e militares) dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Antes da Goiasprev, o órgão que cuidava da previdência dos servidores era o Ipasgo – que, desde então, passou a ser exclusivamente um plano de assistência saúde dos servidores, mesmo com a sigla permanecendo inalterada.
A Goiasprev nasceu originalmente com três diretorias, sendo presidente, diretor administrativo e diretor de previdência, coordenados por um Conselho Fiscal e pelo Conselho Estadual de Previdência (CEP), com plenos poderes. Já o quadro de funcionários da autarquia nasceu composto por 60 servidores, sendo seis médicos, três auxiliares de enfermagem, um contador, um economista e 40 assistentes previdenciários.
O Conselho Estadual de Previdência é composto desde então por seis representantes dos servidores públicos e seis representantes dos três poderes. Já o Conselho Fiscal é formado por três indicações dos servidores e três dos poderes. No primeiro mandato, os membros indicados pelo Governador foram escolhidos a partir de lista sêxtupla indicada pelos poderes e lista tríplice indicada pelos servidores mediante aprovação do Conselho.
Antes do Goiasprev, a concessão de aposentadoria era realizada separadamente nos Tribunais de Contas dos Municípios (TCM) e do Estado (TCE-GO), do Tribunal de Justiça (TJ-GO) e Ministério Público (MP-GO), além do Executivo. Desde a criação da Goiasprev, todas as informações e benefícios passaram a ser controlados pelo novo órgão, assim as contribuições funcional e patronal são repassadas à autarquia, que efetua o pagamento dos benefícios previdenciários de todos os servidores.
Diferente do Ipasgo, a Goiasprev passou a exigir de todos os órgãos o fornecimento de dados sobre remuneração e cálculo de pensões e aposentadorias. Com isso, o Governo unificou as regras que fixam os valores dos benefícios previdenciários.