Ícone alego digital Ícone alego digital

Contaminação de água e esgoto pelo novo coronavírus preocupa Virmondes Cruvinel

21 de Maio de 2020 às 19:32

Estudos internacionais realizados na China e em Cingapura e recém-publicados pela revista científica Lancet Gastroenterol Hepatol mostram que pessoas contaminadas com a covid-19 tinham em suas fezes o material genético do vírus mesmo depois de não apresentá-lo mais no pulmão, nem nas vias respiratórias. Segundo especialistas, o fato indica a replicação ativa do vírus no sistema gastrointestinal e a possibilidade de a transmissão via feco-oral ocorrer, mesmo após o trato respiratório estar livre do vírus.

Visando evitar que esse tipo de transmissão ocorra em Goiás, o deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa para obrigar que as empresas concessionárias de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto adotem plano emergencial para combate e prevenção da doença. A proposta tramita na Casa por meio do Processo Legislativo nº 2300/20.

Segundo o texto da propositura, as empresas devem monitorar a carga viral nas unidades de tratamento de água e esgoto com a identificação das regiões com maior ocorrência do vírus, monitorar a carga viral presente nos rios, com prioridade para os mananciais destinados ao abastecimento público de água e adotar procedimentos especiais para tratamento na origem de efluentes das unidades de saúde. Ademais Virmondes sugere ainda adoção de plano de prevenção e segurança ocupacional dos trabalhadores, investimento no saneamento, com prioridade para as favelas e periferias que apresentam deficit sanitário e avaliação da vulnerabilidade hídrica do estado para a adoção de medidas que garantam o abastecimento público.

A situação, segundo Virmondes Cruvinel, é de alerta. “É urgente a necessidade de um plano emergencial para evitar a disseminação do vírus e a infecção da parcela mais vulnerável da população, que não tem acesso à infraestrutura adequada de saneamento básico”, pontua.

O projeto de lei prevê que os resultados do monitoramento da carga viral nas unidades de tratamento de água e esgoto e nos rios devem ser informados semanalmente aos órgãos estaduais competentes e divulgados quinzenalmente para a população pela internet. A matéria se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e o deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) foi designado como relator.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.