Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ aprova projeto que regulamenta gestão pelo Estado de unidades do SUS

10 de Dezembro de 2020 às 14:45

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, com o voto contrário do deputado Major Araújo (PSL), o projeto de lei de nº 3058/20, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), que altera a Lei nº 16.140, de 02 de outubro de 2007, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria trata das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização, regulamentação, fiscalização e o controle dos serviços correspondentes.

Durante discussão da matéria, Bruno Peixoto (MDB) esclareceu que os municípios de Anápolis e Aparecida de Goiânia foram excluídos do projeto por possuirem hospitais municípais e poderem assim fazer a própria regulação do sistema. 

Com a iniciativa parlamentar do líder do Governo na Alego, a Lei 16.140/07 passa a vigora com as seguintes alterações:

“Art. 9º Compete à Secretaria Estadual da Saúde, em Goiás, com cooperação técnica da União, sem prejuízo do disposto nas legislações  federal e estadual: XXVI – identificar, coordenar e organizar sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional, e fazer a gestão e regulação das unidades que permaneçam sob sua organização administrativa; art. 6º - Os casos omissos serão regulamentados pelo Poder Executivo”.

Em sua justificativa, Bruno Peixoto coloca que “tal alteração no inciso XXVI do artigo 9º é apenas para regulamentar a forma de gestão das unidades no Sistema Único de Saúde”. O projeto foi protocolado essa semana na Assembleia Legislativa e sua tramitação terá prosseguimento no mês de agosto, após retorno das atividades parlamentares. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.