Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputada Lêda Borges defende ampliação de margem de crédito consignado até dezembro de 2021

13 de Abril de 2021 às 18:35
Crédito: Maykon Cardoso
Deputada Lêda Borges defende ampliação de margem de crédito consignado até dezembro de 2021
Deputada Lêda Borges

Dentre as diferentes modalidades de crédito, temos o empréstimo consignado, em que o desconto das parcelas é feito diretamente na fonte (folha de pagamento), e tem uma das taxas mais baixas do mercado. A margem consignável é o valor máximo que é permitido comprometer do salário com as parcelas mensais. Nos termos da Legislação vigente em Goiás, a margem consignável é de 30% do vencimento permanente do servidor.

Projeto de lei de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB) quer ampliar a margem de crédito consignado para 40%, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito. A proposição esclarece, ainda, que, após 31 de dezembro de 2021, o percentual máximo volta a ser de 30%.

“É mais uma medida excepcional de proteção social a ser implantada durante o período de enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus”, diz a parlamentar, na justificativa da matéria apresentada à Assembleia Legislativa.

Na perspectiva de Lêda Borges, um aumento moderado e temporário do limite do crédito consignado representa opção mais vantajosa para lidar com a contração no mercado de crédito. “Por ser a que representa menores riscos para as instituições financeiras e a que menos onera os servidores”, defende.

O projeto, protocolado na Alego sob o nº 4510/21, iniciou tramitação em março desse ano e, em breve, será distribuído para relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se o relator entender que a propositura é constitucional e tem viabilidade de ser colocada em prática, manifestará parecer favorável a ela. O colegiado precisará dar seu aval positivo para que a proposta esteja apta a seguir para duas fases de deliberação do Plenário do Legislativo goiano.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.