Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário da Assembleia aprovou duas proposições assinadas por deputados, na Ordem do Dia desta quarta-feira, 14

14 de Abril de 2021 às 17:00
Crédito: Maykon Cardoso
Plenário da Assembleia aprovou duas proposições assinadas por deputados, na Ordem do Dia desta quarta-feira, 14
Sessão ordinária - Remota

Com trabalhos conduzidos pelo presidente em exercício, deputado Humberto Aidar (MDB), o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de lei assinados por parlamentares, durante a Ordem do Dia da sessão ordinária remota desta quarta-feira, 14. As proposituras foram aprovadas em primeira fase de discussão e votação e, portanto, precisam ser aprovadas em mais uma etapa para que estejam aptas a ser sancionadas pelo governador.

A primeira proposição tem o objetivo de instituir a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, como os indígenas, quilombolas e comunidades de matriz africana. A matéria, que se encontra protocolada na Alego sob nº 4791/19, é de autoria do deputado Antônio Gomide (PT) e foi aprovada por 22 votos favoráveis e nenhum contrário.

O projeto visa a promoção do desenvolvimento sustentável dos povos e das comunidades tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais. “Com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições”, frisa o texto.

“A invisibilidade dos povos e comunidades tradicionais se reflete na ausência de levantamentos e dados oficiais sobre essa parcela da população. Consequentemente, essa fração sofre, também, com a ausência do cumprimento de suas garantias e direitos”, explica o parlamentar, ao defender, na propositura, a importância de colocar a iniciativa em prática.

A outra matéria aprovada pelo Plenário, nesta tarde, e que também está apta a ser votada em segunda fase, é a de nº 4980/20, tem como propositora a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). O projeto declara de utilidade pública a Associação de Educação, Cultura e Cidadania, sediada no município de Goiânia. A proposta recebeu 24 votos favoráveis.

As votações ocorreram logo após o fim da audiência pública realizada pela Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento com a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, oportunidade em que ela apresentou o relatório referente ao terceiro quadrimestre de 2020. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), de dentro do plenário Getulino Artiaga. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.