Ícone alego digital Ícone alego digital

Alysson Lima quer incluir assistentes sociais como prioritários na vacinação contra covid-19

08 de Junho de 2021 às 09:29

O projeto de nº 5556/21, de autoria do deputado Alysson Lima (Solidariedade), em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), preconiza a inclusão dos assistentes sociais no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19.

O deputado coloca em sua justificativa que a rotina e as atribuições dessa classe profissional têm sido intensas durante a pandemia: eles atuam dentro de hospitais, auxiliam nos programas sociais, executam atendimentos dentro das unidades de saúde e nos Centros de Referência em Assistência Social. "Em suma, estes profissionais trabalham direto com a comunidade, lidando diariamente com pessoas doentes, transferindo pacientes de uma unidade de saúde para outra, acompanha o paciente na ambulância”, lembra.

Alysson Lima reforça que o trabalho dos assistentes sociais não parou com a pandemia, ao contrário, intensificou-se. "Eles atuam na prestação de diversos serviços, desde a viabilização de um documento pessoal a uma pessoa em situação de rua, por exemplo, e também com situações que envolvem violências, negligências, negações de direitos e necessidade de proteção social de qualquer tipo: para crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres vítimas de violência doméstica, entre outros”.

E conclui: “Considerando-se, portanto, essas alegações, bem como os dados obtidos pelas publicações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é clara a importância e urgência de incluir os/as assistentes sociais no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19), diante do alto e permanente risco de contágio no exercício de sua profissão”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.