Antônio Gomide avalia a venda da Saneago
O deputado Antônio Gomide (PT) ocupou a tribuna durante o Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 8, para se manifestar contra o projeto protocolado sob o nº 5208/21, proposição da Governadoria, que altera a lei de criação do Saneamento de Goiás S/A (Saneago). Em segunda fase de votação, a matéria tem o objetivo de alterar a Lei Estadual nº 6.680, de 13 de setembro de 1967, e adaptá-la à Lei Federal nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que instituiu o novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Gomide ressaltou que o projeto permite ao Governo a venda das ações majoritárias da Saneago, o que poderá permitir a transferência do controle da empresa para a iniciativa privada.
“A empresa tem 54 anos e presta serviços em praticamente 90% dos municípios goianos. Sua missão é proporcionar saúde pelo saneamento. O governador disse que não venderia a Saneago. Ele deveria devolver a concessão dos serviços de água e esgoto para os municípios”, disse o deputado.
Segundo Gomide, a Saneago desempenha um papel social, que é possível devido ao subsídio cruzado, onde cidades maiores pagam o preço para que as menores possam se beneficiar. “As empresas privadas não vão fazer esse papel, porque visam o lucro”, salientou.