Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriana Accorsi propõe Semana de Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19

20 de Agosto de 2021 às 11:01

A instituição de ações coordenadas em favor das vítimas da covid-19 em Goiás é proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Seria a Semana de Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, com início no dia 17 de outubro de cada ano. Durante o período deverão ser realizadas atividades voltadas às políticas públicas necessárias à promoção dos direitos das vítimas da pandemia, em particular àquelas voltadas à saúde, assistência e previdência social.

No texto do processo nº 6778/21, em trâmite no Parlamento goiano, fica definido que durante essa semana serão realizadas palestras, debates, campanhas educativas por meios de comunicação e redes sociais e mobilizações com os objetivos de proporcionar uma adequada informação às vítimas da covid-19, aos seus familiares e à população em geral sobre as consequências da pandemia em decorrência do novo coronavírus e as políticas públicas à disposição da comunidade em atenção às consequências sanitárias e sociais da doença. 

Ao defender a importância das atividades, Accorsi assinala todo o sofrimento provocado pela covid-19. “A pandemia em curso se transformou numa inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impacta de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.” 

Segundo a petista, torna-se necessário para a elaboração da dor, que se crie um ambiente adequado. “Repetir em contextos acolhedores é a possibilidade de sarar feridas pela construção de sentidos, pela identificação de solidariedade e pelo desfazimento dos nós, permitindo, ou mesmo propondo, olhar para a frente, apontar futuros e plasmar utopias.”

A redação do projeto de lei define, ainda, que a abertura da semana se dará no Dia Nacional da Vacinação, e entre as suas atividades constarão sempre a educação sanitária para a necessidade e diretrizes da imunização da população contra a covid-19. 

A propositura teve como base o projeto de lei de autoria do deputado federal Professor Pedro Uczai (PT-SC), em colaboração com a Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da covid-19.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.