Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriana Accorsi propõe cidadania goiana ao religioso marista Davi Nardi

15 de Outubro de 2021 às 14:52

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), em conjunto com outros parlamentares, apresentou proposta para concessão do Título de Cidadania Goiana a Davi Nardi, religioso da Congregação Marista. A iniciativa consta na proposição de nº 7784/21 e é justificada por causa da importante atuação de Nardi em defesa dos direitos da criança e adolescente, além de causas como meio ambiente, moradia e direitos humanos em geral. 

Nardi nasceu em Colatina (ES) e ingressou ainda adolescente na Congregação Marista. Sua formação foi em Belo Horizonte (MG), em Direito e Serviço Social. Em seguida, foi para Curitiba (PR). Em 1990, ele veio para o município de Silvânia, em Goiás, a fim de trabalhar no Aprendizado Marista Padre Lancísio. Nessa época, o homenageado foi responsável pela articulação que culminou na instituição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, primeiro passo para a criação do Conselho Tutelar. 

A implantação do Estatuto da Criança no início dos anos 1990, em Silvânia, foi uma marca significativa na garantia desses direitos. Davi relata que sua experiência no atendimento direto a crianças e adolescentes, no decorrer desses anos, o fez mais cristão, mais humano. A opção de trabalhar com os vulneráveis nas periferias de cidades, hoje em Aparecida de Goiânia, vem responder a uma missão desde a sua infância, e se trata de um projeto de vida no qual a pessoa humana vale mais. 

Além disso, esse projeto de vida de Nardi está no campo da evangelização, pois aos 15 anos ele entendeu que poderia servir melhor ao povo, ao se tornar um religioso. Fez a opção de ingressar na congregação dos Irmãos Maristas, a qual ele pertence há 35 anos. Trabalha em diversas comunidades eclesiais, onde ministra palestras, faz visitas, batizados, além de celebrações da Palavra e de casamentos. 

Irmão Davi também tem importante atuação na luta por questões ambientais, de direitos humanos, moradia, asfalto, saneamento básico e emprego. Também é destaque a atuação dele à frente da instituição filantrópica Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), coordenada pelos religiosos Marista, presente no setor Madre Germana I, onde são atendidas 740 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, com educação formal e serviço de fortalecimento de vínculos.

O atendimento na instituição é 100% gratuito e completa 20 anos. Nos anos de 2003 a 2006, e de 2017 até os dias atuais, Nardi tem estado à frente do Cemadipe. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.