Ícone alego digital Ícone alego digital

Matérias de deputados são destaque na sessão desta terça-feira, 8

07 de Março de 2022 às 14:20
Crédito: Ruber Couto
Matérias de deputados são destaque na sessão desta terça-feira, 8
Plenário da nova sede da Alego
O Plenário do Legislativo goiano realizará a primeira sessão ordinária da semana, nesta terça-feira, 8, na nova sede da Casa, o Palácio Maguito Vilela. Na Ordem do Dia constam 41 matérias assinadas por parlamentares. Poderão ser votados 15 projetos de lei em etapa definitiva e 26 proposições, em primeira fase. A sessão terá transmissão, ao vivo, pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

O Plenário da Assembleia Legislativa realizará a segunda sessão ordinária do ano, nesta terça-feira, 8, às 15 horas. Na Ordem do Dia constam 41 matérias que contemplam, exclusivamente, iniciativas parlamentares. A sessão será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos deputados trabalhando de forma presencial no plenário do Palácio Maguito Vilela, e outra parte de suas residências ou escritórios.

Poderão ser votados 15 projetos de lei em fase de votação definitiva e 26 proposituras, em primeira etapa de discussão e votação. Dentre as proposituras que serão submetidas à votação definitiva, destaca-se a que versa sobre o atendimento preferencial às pessoas acometidas com lúpus e ataxia (prejuízo na coordenação motora). A matéria, protocolada com o nº 2497/19, é de autoria do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB).

Segundo a proposta, ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas no estado de Goiás obrigadas a disponibilizar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas com lúpus e ataxia. As empresas comerciais que recebem pagamentos de contas também deverão incluir esse público nas filas de atendimento preferencial já destinadas aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A proposição explica que o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. Por uma razão desconhecida, o organismo passa a não reconhecer suas próprias células e produz anticorpos contra elas, causando diversas anormalidades clínicas e laboratoriais. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, incluindo crianças e gestantes, mas é mais frequente em mulheres jovens, especialmente entre 15 e 45 anos.

Já a ataxia é frequentemente causada por uma perda de função do cerebelo (parte do cérebro que serve como centro de coordenação motora), medula espinhal ou das vias condutoras que interligam o cerebelo à medula. A ataxia pode afetar os dedos, mãos, braços, pernas, movimentos do corpo, da fala e oculares. Ela pode se desenvolver ao longo do tempo ou surgir subitamente.

Lissauer Vieira observa que, atualmente, pacientes com quadros clínicos graves dessas doenças não são caracterizados como pessoas com deficiência, e veem-se compelidos a aguardar, às vezes por longo tempo, para serem atendidos. “Isso implica não apenas desconforto para uma pessoa com doença grave, mas pode também levar à piora do seu quadro de saúde”, observa o deputado.

Caso o projeto seja votado e aprovado durante a sessão, estará apto a receber a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nessa terça-feira, 8, consulte a pauta prévia.

Votações da última semana

Na última quinta-feira, 3, foi realizada a primeira sessão ordinária híbrida de 2022 da Alego. Apesar do formato híbrido, 38 parlamentares optaram por se reunir, presencialmente, no plenário do Palácio Maguito Vilela, para prestigiar a abertura dos trabalhos legislativos na nova sede do Parlamento goiano. Durante os trabalhos, os deputados aprovaram o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a 16 projetos de lei.

Na mesma sessão, também foi lida, em Plenário, a matéria que indica o deputado Humberto Aidar (MDB) ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). A proposição, que tramita sob o nº 6089/21, foi encaminhada à CCJ para a relatoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia. 

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.