Bruno Peixoto celebra Dia do Exército Brasileiro com homenagens em sessão realizada na noite dessa segunda-feira, 18
Por iniciativa do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) comemorou, em sessão especial na noite dessa segunda-feira, 18, o Dia do Exército Brasileiro, pelos 374 anos de fundação, em 19 de abril. Dentre 93 condecorados na cerimônia, 91 receberam Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, um foi agraciado com Medalha de Mérito Legislativo e outro, reconhecido com o Título de Cidadania Goiana. A solenidade, programada havia dois anos, e adiada por causa da pandemia, teve lugar no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela.
Em sua fala, Peixoto fez uma retrospectiva da construção da instituição militar, e enalteceu a formação e feitos nesses quase quatro séculos de existência. “Em abril de 1648, nasceu o Exército Brasileiro, pela necessidade de proteger a nação da invasão estrangeira. A vitória heróica sobre o inimigo estrangeiro foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil como nação soberana.”
Segundo Bruno, o Exército Brasileiro é o fiel retrato do seu povo, construído com simplicidade e altivez, pelo exemplo de homens e mulheres de todas as raças.
O parlamentar lembrou que a instituição teve papel importante na luta pela independência e no processo de pacificação interna, preservando a grandiosidade do território e a coesão nacional. Ele sublinhou a participação nas duas guerras mundiais, além de integrar missões de pacificação em mais de 50 países, com reconhecimento internacional pela capacidade e protagonismo.
“Braço forte, mão amiga. É assim fundamentado nessas expressões, que o Exército Brasileiro, em seus 374 anos de existência, tem buscado pautar suas ações, para defender nossa nação e garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Carta Magna”, enunciou o deputado.
Pandemia
O líder do Governo deu destaque à participação do Exército no combate à pandemia da covid-19, ao atuar com profissionais de saúde e na desinfecção de instalações, doação de sangue para reposição de estoques em hospitais, distribuição de medicamentos, alimentos, imunizantes, equipamentos e oxigênio. “Eles não fugiram do front”, salientou Bruno Peixoto ao parabenizar a instituição militar.
O legislador falou, ainda, do orgulho ao homenagear a instituição na Casa de Leis pela segunda vez e se disse honrado porque os requerimentos das propostas foram acatados por unanimidade, pelos integrantes do Parlamento goiano. “Isso mostra que o Exército está acima de questões políticas e partidárias. Está para servir a população e defender o País.”
A mesa diretiva foi composta pelo deputado e ainda: desembargador Guilherme Pinto, representante do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França; general da reserva Mário Fernandes; comandante de Operações Especiais do Exército, coronel Carlos Alberto Pimentel; representando a Força Aérea Brasileira, brigadeiro Bragança; chefe da Assistência Militar da Alego, tenente-coronel Ribeiro, representando o comando-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO); diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires; e presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Goiânia (AORE-Goiânia), 1º tenente Luciano Levy Leite Santos.
Reconhecimento
O general de brigada da reserva Mário Fernandes, secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebeu o Título de Cidadania Goiana, pelos importantes serviços prestados em Goiás. Nascido em Brasília (DF), o militar ocupou funções estratégicas no Exército e no Governo Federal.
Fernandes tem graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado na Ciência da Arte da Guerra, aperfeiçoamento de oficiais de Infantaria na Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e, ainda, curso de Comando e Estado Maior, entre outros, além de curso de Ciência da Arte da Guerra e Altos Estudos Militares das Forças Armadas da Bolívia. Tem, também, segundo doutorado em Política e Administração.
Em seu pronunciamento, o general relembrou a forma com a qual foi recepcionado ao chegar em Goiás, junto com sua família, há 27 anos, como capitão. “Essa terra, de um povo tão amigo, nos recebeu muito bem”, afirmou ao rememorar os momentos felizes.
O homenageado ressaltou o preparo dos militares para atuar não só em Goiás, bem como no Brasil e em missões no exterior, em países da África, durante missões de paz. “Manifestamos o caráter humanitário, cívico e patriota, o caráter amigo do goiano perante o povo angolano, numa missão de paz da ONU, como tantas outras." Ele ainda abordou atuação da corporação em momentos delicados da segurança em Goiás, e em festividades, nas quais os militares integraram as forças de segurança.
O general tratou da evolução da trajetória do Exército desde que foi instituído e, de forma específica, do preparo dos integrantes oferecido em Goiás na Brigada de Operações Especiais, com uma tropa treinada, inclusive, com capacidade para lidar com ameaças terroristas, dado o grau de especialização técnica de adestramento e de performance operacional. “Ameaças, antes vistas só em outras terras”, assinalou.
Por fim, Fernandes abordou a atuação da instituição de forma estratégica e a importância de ter escolhido Goiás para sediar a brigada.
Mérito Legislativo
O general de brigada, comandante de Operações Especiais, Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado de Goiás.
O militar nasceu em Pontaporã (MT), em 1969. Filho do também general veterano Rodrigues Pimentel, incorporou o Exército Brasileiro em 1985, como cadete, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Em 1991, tornou-se aspirante no 8º Batalhão de Infantaria Motorizada, na cidade de Santa Cruz (RJ). Dentre os cursos de aperfeiçoamento, conta com os cursos de paraquedista, mestre de salto básico e avançado.
Pimentel ocupou diversos cargos de comando, além de acumular importantes condecorações com medalhas como a do Mérito Legislativo goiano.
Ao fazer uso da tribuna, Pimentel enalteceu a instituição à qual pertence pelas ações e feitos em defesa do território nacional desde o período em que foi constituída. "Plantaram, certamente, a semente de um país forte e soberano, de um povo capaz, guerreiro e valente”, afirmou.
“Naquele distante 19 de abril, nasceu o embrião do nosso Exército. Mescla absoluta de homens e mulheres, de índios, negros, mestiços e brancos, parcela indissociável da coletividade nacional e espelho de uma sociedade generosa, solidária e livre de preconceitos”, salientou o comandante.
O militar ressaltou, ainda, a importância de se refletir em cada celebração de aniversário da instituição, o percurso seguido e desafios vencidos rumo ao fortalecimento da democracia. Ele enalteceu o preparo e eficiência das tropas, aptas a atuar no território nacional e no exterior. “Dedicados e capacitados, somos 220 mil soldados brasileiros, prontos para lutar, sem temor.”
Agraciados
Título de Cidadania Goiana
Mário Fernandes - General de Brigada
Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira
Carlos Alberto Rodrigues Pimentel - General de Brigada
Certificado do Mérito Legislativo
Adilson da Silva Duarte - Subtenente
Aildo Virginio Carolino - Subtenente
Alan Rodrigues dos Santos - Major
Alécio Diníz Gonçalves - Major
Alexandre Carmona dos Santos - Coronel
Alexandre Corrêa de Almeida - Subtenente
Alexandre da Silva Pantaleão - Tenente
Alexandre Martins de Oliveira - Coronel
Alexsandro de França dos Santos - Subtenente
Allan Camilo Rodrigues - Tenente-coronel
Álvaro Freire Pereira Batista - Capitão
Anderson de Almeida Feres Vieira - Capitão
André Lourenço Eiras - Coronel
André Luiz de Andrade - Subtenente
Ângelo Fernando Facciolli - Coronel
Antonio Carlos Vale dos Santos - subtentente
Carlos José Machado Vaz - Coronel
Cícero de Sousa Santos Filho - 2° Sargento
Cláudio Rogério Gonçalves - Coronel
Cláudio Teixeira dos Reis Filho - Coronel
Claudiomar Viana da Silva - 1° Sargento
Cledilson Coelho da Silva - Subtenente
Cleomar Reis Divino - Subtenente
Dehon Padilha Figueiredo - Major
Edmar César Alves - Capitão
Elesbão Francisco Pontes - Capitão
Elionei Ramos de Morais - Subtenente
Emory Eleamen Oliveira - Capitão
Enoque Pereira Costa Júnior - Coronel
Fábio Akira Imay Koyama - Capitão
Felipe Rodrigo Lins - Subtenente
Flavio Eduardo Brandalise - Coronel
Flávio Luis de Sousa Nascimento - Subtenente
Flávio Rosa Ataides - Capelão
Gelvane Marcelino da Silva - Subtenente
Gildecio Ferraz Souto - 1° Tenente
Giovanni Rodrigues Soares - Tenente-coronel
Guilherme Alan Ruiz Pasquali Bouchabki - Capitão
Gustavo Almeida Ramos - Tenente-coronel
Gustavo Assad de Praga Rodrigues - Coronel
Igor Campos Barbosa - Soldado
Jackes Alex Paes Landim dos Santos - 2º Sargento
Jamil de Castro El Khouri - 1º Tenente
João Carlos da Silva Neto Júnior- Tenente-coronel
José Feliciano Farias de Senna - Capitão
José Valmir de Sousa Quaresma - Capitão
Josias Marcos de Resende Silva - Major
Júlio Cezar Medeiros dos Santos - Coronel
Leonardo Barbosa da Silva Júnior - Subtenente
Leonardo José Lins - Tenente-coronel
Leonardo Michalczyk da Rocha - 1º Tenente
Leonardo Pulice de Almeida - Capitão
Lourival Simão dos Santos Filho - Major
Luciano Silveira de Sousa - Tenente-coronel
Luis Cláudio da Fonseca Bragança Pinheiro - Brigadeiro do Ar da FAB
Marcelo Alberto Vilanova - Coronel
Marcelo Barros de Azevedo Vieira - Subtenente
Marcelo Gonçalves de Jesus - Coronel
Marcílio Carmo da Silva - 1º Tenente
Márcio Rogério Barbosa - Capitão
Marcos Rogério Antunes Valentin - Subtenente
Marinildo Caetano da Silva - Subtenente e mestre da banda
Odair Roberto Martins - Tenente
Paloma Castelliano de Vasconcelos - Capitã
Paulo Fernando da Cruz Silva - Subtenente
Paulo Fernando Santos Moreira - Major
Rafael Martins de Oliveira - Major
Raimundo Nonato da Silva Filho - Subtenente
Roberto Tarcísio da Costa - 1º Sargento
Rogério Coitinho - Capitão
Rogerio Paiva Cietto - Capitão
Rosalina de Souza Amaral - Tenente-coronel
Rosemary de Oliveira Conceição Gonçalves - 2ª Tenente
Ruan de Oliveira Zabaleta da Fonseca - Capitão
Rubens Antônio Benvenuti Portugal - Capitão
Rui Martins da Mota - Coronel
Sebasthyane Arabutan Travassos da Silva - Major
Thiago José Bandeira - Capitão
Tiago Gonçalves Silva - 1º Tenente
Ulisses Peixoto Pinto Neto - Capitão
Vanderley da Silva Sousa - 1º Sargento
Victor Hugo Bueno Gambim - Tenente
Vilson Pereira de Araújo - Subtenente
Vinícios Martins do Vale - Major
Vinicius de Brito Lima - Tenente-coronel
Vinícius Della-Flor Gross - Capitão
Vitor Hugo Bueno da Conceição - Soldado
Walkenndy Braz França - Subtenente
William Antonio Miranda - Tenente-coronel
William Silva Fernandes - Subtenente
Yoshihiro Suzuki - Coronel R1.