Matéria que obriga instalação de sistema de energia solar em novos prédios públicos é aprovada
De autoria do deputado Wagner Neto (PRTB), foi aprovado em segunda votação na sessão extraordinária desta quarta-feira, 27, o projeto de lei n° 6295/19, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalar em novos prédios públicos sistema de captação de energia solar.
De acordo com a propositura, as edificações de prédios públicos já existentes não serão obrigadas a implantar o sistema de captação solar, exceto se passarem por um processo relevante de reforma. Fica determinado, também, que os materiais utilizados na implantação desse sistema deverão respeitar as Normas Brasileiras (NBR's) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tendo sua comprovação aprovada por órgão técnico credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Técnica (Inmetro).
Segundo o parlamentar, a energia solar é uma grande aliada na redução da poluição e de taxas de carbono, e esse recurso é considerado limpo e renovável, uma vez que a fonte de geração de energia fotovoltaica é o sol. Esse sistema, registra o legislador, apresenta baixa necessidade em relação à manutenção, sendo os cuidados requeridos somente a limpeza e fiscalização dos painéis solares.
Se a proposta for sancionada, o Poder Executivo regulamentará o disposto nesse projeto no prazo máximo de 180 dias, sendo as despesas decorrentes dessa lei supridas através de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.