Publicada resolução que dá o nome de Iris Rezende Machado para o novo plenário da Alego

29 de Abril de 2022 às 07:17

Foi publicado o ato de resolução da Mesa Diretora que dá oficialmente o nome de Iris Rezende Machado ao plenário do Palácio Maguito Vilela, onde funciona a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás. Trata-se da Resolução nº 1.742, de 28 de março de 2022. A matéria, protocolada inicialmente como nº 1244/22, foi aprovada em dois turnos por unanimidade pelos deputados, no final de março.

A Mesa Diretora afirmou, na justificativa da matéria, que Iris Rezende, com seu estilo político, se tornou um dos governadores com maior índice de aprovação, consolidando sua posição política no cenário nacional. “Destacou-se em seu governo pela realização de mutirões, chegando a construir mil casas em um só dia. Depois de mais de 60 anos na vida pública, faleceu, em 9 de novembro de 2021”.

A justificativa trazida na matéria frisa, ainda, que “por tudo isso, a presente iniciativa expressa o sentimento de gratidão do povo goiano, legitimamente representado por essa Casa Legislativa, a um homem nobre e valoroso, cuja memória merece ser reverenciada por essa e pelas futuras gerações”. Assim, fica denominado Iris Rezende Machado o plenário do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, situado na Avenida Emival Bueno, no Park Lozandes, em Goiânia.

Iris Rezende

Iris Rezende Machado foi um dos mais reconhecidos nomes da história política do estado de Goiás. Ocupou funções como vereador, deputado estadual, prefeito de Goiânia, senador, ministro e governador. Filho de fazendeiro, Iris nasceu em Cristianópolis, em 1933. A fim de estudar, mudou-se para Goiânia, mais especificamente para Campinas, em 1940. Ao formar-se, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), ingressou na política.

A decisão foi tomada após experiência de Iris junto a grêmios estudantis em escolas em que estudou na Capital. A entrada de Iris na política foi a contragosto do pai, já que o mesmo desejava o filho envolvido com os negócios da família. A primeira disputa eleitoral de Iris ocorreu em 1958, quando ele se candidatou a vereador por Goiânia. À época, era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

"Em 1959, ele assumiu como vereador de Goiânia e permaneceu na função até 1962. Em 1963, ele assumiu o cargo de deputado estadual — depois de vencer a eleição estadual como o candidato mais votado no estado. Nesse momento ele havia abandonado o PTB e se filiado ao Partido Social Democrático, o PSD."

Em 1965, elegeu-se como prefeito de Goiânia pelo PSD, após disputa intensa pelo cargo porque o governo militar desejava eleger Juca Ludovico, adversário de Iris. Ele tinha 32 anos na ocasião, e sua vitória foi mais uma demonstração de que sua carreira política estava em plena ascensão, pois tinha sido o candidato mais votado nas disputas de vereador e deputado estadual e havia sido eleito na sua primeira disputa à prefeitura.

Empossado em janeiro de 1966, sua gestão na prefeitura ficou marcada pelos mutirões para construir casas populares. O próprio Iris participava dos trabalhos de construção das casas. A gestão popular dele e a rejeição ao convite de aderir ao Arena, partido dos militares, fizeram com que Iris se tornasse alvo de perseguição, assim, em 1969, ele foi cassado e perdeu seus direitos políticos por 10 anos.

Após ser cassado pela ditadura, Iris retirou-se temporariamente da política e seguiu carreira na advocacia. Com direitos políticos reestabelecidos em 1979, momento em que o processo de abertura do País ganhava força, retornou à política e filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB. Na sequência, foi indicado pelo partido à disputa pelo governo de Goiás em 1982.

Com gestão como governador marcada por características semelhantes às do período em que ele foi prefeito: realizou mutirões para construir casas e conquistou fama de bom gestor das finanças. Iris também deixou sua marca no movimento Diretas Já, em defesa da Emenda Dante de Oliveira, que tratava do retorno das eleições presidenciais diretas.

Na Nova República, período marcado pelo fim da Ditadura Militar, em 1985, Iris alcançou o auge da carreira política, a título de projeção nacional. Ele assumiu o Ministério da Agricultura, durante o governo do presidente José Sarney, e a pasta da Justiça, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Eleito novamente governador de Goiás, em 1990, também ocupou o cargo de senador por Goiás em 1994. No final da década de 1990, foi derrotado por Marconi Perillo na disputa pelo governo de Goiás. Os últimos anos de Iris como gestor público estiveram relacionados com Goiânia.

Ele foi eleito prefeito de Goiânia em 2004 e 2008, deixou o cargo em 2010 para disputar a eleição ao governo, foi novamente derrotado por Marconi Perillo. Em 2016, disputou a prefeitura de Goiânia e, mais uma vez, saiu vitorioso. Em 2020, aos 86 anos, ele poderia ter se candidato à reeleição na prefeitura de Goiânia, mas decidiu se aposentar da política. Iris Rezende morreu em 9 de novembro de 2021, em São Paulo (SP), após três meses de internação, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Agência Assembleia de Notícias