Ícone alego digital Ícone alego digital

Talles Barreto pleiteia Título de Cidadania Goiana ao ex-jogador Júnior

25 de Maio de 2022 às 08:38

Concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana a Leovegildo Lins Gama Júnior (Júnior Maestro). É o que pleiteia o deputado Talles Barreto (UB), através do projeto de lei nº 2213/22, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A propositura está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Rubens Marques (UB). 

O parlamentar informa que Leovegildo Lins Gama Júnior, mais conhecido como Júnior Maestro ou Júnior Capacete, ou ainda, simplesmente Júnior, nascido na cidade de João Pessoa (PB), em 29 de junho de 1954, filho de Leovegildo Lins Gama e Wilma de Mello Gama, é casado com Heloísa Gama, há 38 anos, com quem tem três filhos: Rodrigo, Juliana e Carolina.

Talles frisa que Júnior Maestro é um brilhante ex-jogador e ex-treinador de futebol brasileiro, que atuou como lateral-esquerdo e meio campo pelo Flamengo, seu único clube no Brasil, e pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982, na Espanha; e, 1986, no México. "Consagrou-se atuando pelo Flamengo, onde jogou 865 partidas, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa rubronegra, tendo participado de 508 vitórias, 212 empates, 156 derrotas e marcando 78 gols.”

O deputado ressalta que, entre os principais títulos conquistados por Júnior, estão quatro campeonatos brasileiros, uma Copa Libertadores e um campeonato mundial, em 1981, numa final contra o time inglês Liverpool. “Júnior também jogou cinco anos no futebol italiano pelas equipes do Torino e do Pescara. Voltou ao Flamengo em 1989, para mais uma série de conquistas no Clube, inclusive conquistando seu quarto título de campeão brasileiro e, também, sendo eleito o melhor jogador do campeonato de 1992.”

Barreto salienta, ainda, que Júnior encerrou sua carreira como jogador profissional em 1993. “E, depois de sua aposentadoria dos campos, partiu para a grande empreitada de alavancar o até então incipiente futebol de areia à condição de esporte reconhecido e sucesso de público, que é atualmente”.

O deputado diz que Júnior participou das primeiras grandes conquistas da Seleção Brasileira de beach soccer na companhia de outros grandes craques do campo, como: Zico, Edinho, Cláudio Adão e Paulo Sérgio. Atualmente, é considerado o maior jogador da história do beach soccer, sendo indicado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 2020, como um dos elegíveis para o time dos sonhos da bola de ouro.

E conclui: “Atualmente, trabalha na Rede Globo como comentarista de futebol desde 1998, e idealizou o projeto Escola de Futebol Maestro Júnior, com sede em Goiânia. Enfim, Júnior teve uma brilhante trajetória como futebolista, o que lhe rendeu uma credibilidade muito grande perante o povo brasileiro”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.