Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Associação dos Procuradores da Alego participa da IX Jornada de Direito Civil, em Brasília

20 de Maio de 2022 às 08:54
Crédito: Divulgação Baixar imagem
Presidente da Associação dos Procuradores da Alego participa da IX Jornada de Direito Civil, em Brasília
Presidente da APAL participa da IX Jornada de Direito Civil no CJF

O procurador Eduardo Henrique Lolli, lotado na seção de Assuntos Legislativos e, também, presidente da Associação dos Procuradores da Assembleia Legislativa (APAL-GO), está participando, desde quinta-feira, 19, até esta sexta-feira, 20, da IX Jornada de Direito Civil. O evento ocorre em comemoração aos 20 anos do Código Civil e da instituição das Jornadas de Direito Civil.

O encontro tem lugar no auditório do edifício-sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, sob coordenação-geral do ministro, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF), Jorge Mussi. A coordenação científica é dos ministros Luis Felipe Salomão, Paulo de Tarso  Sanseverino e Marco Aurélio Bellizze.

O encontro

O objetivo do encontro é promover o delineamento de posições interpretativas sobre o Direito Civil contemporâneo, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais, a partir de debates entre especialistas e professores, com a intenção de trazer maior segurança jurídica em sua aplicação.

A abertura ocorreu na quinta-feira, às 9 horas, seguida da conferência inaugural “20 anos do Novo Código Civil – Lei 10.406/2002”, ministrada pela professora  Judith Martins-Costa. A mesa do evento foi presidida pelo juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Rodrigo Mudrovitsch. Em seguida, as sete comissões de trabalho se reuniram.

O procurador Eduardo Henrique Lolli integrou a comissão sobre “Parte Geral e Normas de Introdução ao Direito Brasileiro – LINDB”, presidida pelo ministro Moura Ribeiro, e participou da votação das propostas de enunciados submetidos à referida comissão e ao Plenário.

Também foi objeto de debate a proposta de enunciado de autoria de Henrique Lolli: “Autoriza-se a desconsideração inversa da personalidade jurídica em relação aos bens da pessoa jurídica utilizados exclusivamente ou preponderantemente para fins pessoais dos sócios, associados, instituidores ou administradores".

Na manhã desta sexta-feira, 20, será realizada a votação das propostas de enunciados na sessão plenária. Logo após, haverá o encerramento do evento, marcado para 13 horas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.