Ícone alego digital Ícone alego digital

Por propositura de Julio Pina, Alego homenageou pessoas que prestam trabalho nas áreas da Saúde e Assistência Social

30 de Maio de 2022 às 07:05
Crédito: Hellenn Reis
Por propositura de Julio Pina, Alego homenageou pessoas que prestam trabalho nas áreas da Saúde e Assistência Social
Sessão solene extraordinária de entrega de Certificado do Mérito Legislativo.

Em atendimento a propositura do deputado Julio Pina (PRTB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite de sexta-feira, 27, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, sessão solene extraordinária de entrega de Certificado do Mérito Legislativo. O parlamentar homenageou mais de uma centena de pessoas das mais diversas regiões do estado.

Após abrir a sessão, Julio Pina usou a tribuna para fazer o seu discurso. Cumprimentou a mesa das autoridades, os presentes e os servidores da Alego que contribuíram para que o evento fosse realizado. Frisou que a Casa de Leis se sentia honrada com a presença dos principais líderes de comunidades terapêuticas no Estado de Goiás.

Pina lembrou que é presidente da Comissão de Políticas públicas Sobre Drogas, criada em atendimento a requerimento de sua autoria. E enfatizou que tem R$ 3 milhões para distribuir às comunidades terapêuticas em 2023 e que vai sensibilizar outros colegas do Parlamento estadual para se juntar a ele nessa luta em prol de melhorias nas áreas da saúde e da educação no Estado. Adiantou que, neste ano, cada deputado terá R$ 14 milhões de emendas impositivas para investir em seus municípios.

Ele, ainda, prestou esclarecimentos no sentido de que cada comunidade terapêutica terá que estar legal perante a lei para receber a doação. E colocou seu gabinete à disposição de todas que ainda estão com a documentação irregular. Manifestou o contentamento dele com o crescimento do terceiro setor e assegurou que estará sempre pronto para contribuir com as comunidades terapêuticas.

Em seguida falou Humberto Augusto de Medeiros, fundador da Comunidade Terapêutica Fazendinha do Senhor Jesus. Ele agradeceu ao deputado pela homenagem e, entre outras coisas, destacou que a Fazendinha tem sede no município de Damolândia, onde cuida só de homens; e, em Goiânia, onde zela de mulheres.

Acolhimento

Humberto frisou que a comunidade está fazendo 40 anos e já acolheu 4 mil pessoas, das quais 60% não voltaram a usar álcool e drogas de modo geral. E enfatizou que a Alego está na dimensão do tempo e da alma daqueles que podem fazer o bem.

Também falou Fabrício Burjack, ex-usuário de drogas, que discorreu sobre livro dele, lançado recentemente, intitulado "Fundo do Poço". Contou que começou a usar drogas bastante jovem, até os 40 anos de idade. “'Fundo do Poço' conta a minha história com o objetivo de ajudar usuários de drogas a encontrar o caminho da libertação”, falou.

Fabrício frisou que está sóbrio há sete anos e realizando esse trabalho. “Já percorremos cerca de 700 mil quilômetros e ajudamos centenas de usuários de drogas.”

Em seguida, procedeu-se à entrega do Certificado do Mérito Legislativo a mais de 100 pessoas de destaque de comunidades terapêuticas e religiosas, ligadas a instituições filantrópicas que prestam trabalho na área da saúde e da assistência social e beneficiam a população, através das suas intervenções. Esse certificado, conforme requerimento do deputado, é um reconhecimento àqueles que se dedicam diariamente em prol de outras pessoas. Entre os homenageados, estava o médico Nelson Remy Gillet, holístico, que atua nas áreas de Terapia Intensiva, Cardiologia e Semiologia.

Após a entrega da honraria, Julio Pina concedeu a palavra a Carlinda Ribeiro da Cunha Lana, responsável técnica pela Comunidade Terapêutica Nova Esperança, de Santa Helena de Goiás, que discursou em nome dos homenageados.

Ela agradeceu a homenagem, que considerou um reconhecimento ao trabalho solitário e voluntário das comunidades terapêuticas, realizado com ética, determinação e doação por inteira. “Graças a Deus, as coisas estão mudando, com novas políticas públicas sobre drogas com um novo olhar para nosso trabalho”. Carlinda citou a Resolução 1, de 2015, que veio para regulamentar as comunidades terapêuticas; e a de n° 134/2019, que concedeu isenção às contribuições sociais.

Antes de encerrar a sessão, Julio Pina cumprimentou Carlinda pelo seu pronunciamento, prestou esclarecimentos sobre repasses para as comunidades terapêuticas, ressaltando que os repasses não serão interrompidos, mas que vencem no mês de julho próximo. O deputado encerrou a sessão, convocando outra, solene, para esta segunda-feira, 30, às 9 horas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.