Calil defende que a ExpoIpameri seja considerada patrimônio cultural goiano
Por iniciativa do deputado Lucas Calil (MDB), tramita na Assembleia Legislativa a propositura de nº 10249/22, que trata do reconhecimento da Exposição Agropecuária e Industrial de Ipameri (ExpoIpameri) como patrimônio cultural e imaterial de Goiás. A ExpoIpameri vem sendo realizada desde 1956, e está em sua 66ª edição, sendo a primeira festa popular tradicional do município.
O parlamentar esclarece em sua justificativa que, desde 1956, a Associação Rural de Ipameri promove a ExpoIpameri, reconhecida em toda a região como uma feira de agronegócios e festa do peão, com rodeio de touros e shows musicais. A então associação deu origem ao Sindicato Rural de Ipameri, tendo sido fundado em 31 de maio de 1967, tornando-se o primeiro sindicato registrado em Goiás. Desde aquela data, este sindicato conta com a colaboração dos poderes públicos, produtores filiados e com a contribuição da sociedade ipamerina, e está subordinado à solidariedade social e aos interesses nacionais.
O deputado reitera, ainda, que o evento é reconhecido pela população e pelas cidades circunvizinhas de Ipameri e faz parte da identidade regional dessa população. Ele destaca que a festividade pode ser considerada relevante e significativa para manter acessa a memória de um povo, dando sustentação para a iniciativa parlamentar. A celebração do evento, conforme consta da propositura, deverá ser realizada, anualmente, no mês de junho.