Morre aos 79 anos Walter Soares, fotógrafo pioneiro da Assembleia Legislativa de Goiás
Vítima de debilitação em função de doenças cardíacas, como também da dengue e covid-19, faleceu na madrugada de domingo, 31 de julho, o fotógrafo Walter Rosa Soares, servidor pioneiro da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele estava internado no Hospital Rui Azeredo, em tratamento dos problemas no coração e pulmão. O fotógrafo tinha 79 anos de idade e foi sepultado no Cemitério Jardim das Palmeiras.
De uma família de fotógrafos, que começou com a tia dele, Rethe Soares, em São Luís de Montes Belos, Walter Soares foi um profissional que usufruiu de grandes amizades na Alego. Walter foi um dos pioneiros da fotografia em Goiás. Fundou a empresa Cinart na década de 1960, atuou no fotojornalismo nos principais jornais goianos e foi fotógrafo da Assembleia Legislativa de Goiás, onde se aposentou. Ele ingressou no Poder Legislativo na gestão de Iris Rezende Machado na presidência da Alego.
Walter deixou o legado de fotógrafo ao filho Wagner Soares, um profissional respeitado na categoria e que atua no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).
O jornalista João Nascimento, quando assessor de imprensa do então presidente da Alego, Juarez Magalhães, trabalhou ao lado de Walter Soares e o considera um profissional exemplar. “Walter Soares foi um companheiro inesquecível, não apenas pela sua competência profissional, sempre ágil em atender as solicitações de seus superiores, mas, sobretudo, pela figura humana que foi, sempre de alto astral”, enfatiza Nascimento.