Redes sociais aproximam os goianos da Assembleia Legislativa
A comunicação está em constante evolução, seja por meio do surgimento de novas ferramentas ou pelas mudanças quanto às formas de se conectar com o outro. As mídias sociais são parte dessa transformação e, nesse contexto, se configuram como novos espaços para a participação cidadã. Atenta às maneiras mais efetivas de se aproximar dos goianos, a Assembleia Legislativa de Goiás também está presente nas redes sociais.
Com conta nas principais plataformas (Facebook, Instagram e Twitter), a Alego conquistou, entre janeiro e agosto desse ano, 5.315 novos seguidores nas redes. Isso é, no total, são aproximadamente 54 mil contas acompanhando, virtualmente, as atividades da Assembleia. As 1.411 postagens feitas nesse período tiveram um alcance de 1.970.948 interações. Os dados são do Relatório Redes, divulgado pela Diretoria de Comunicação Social da Casa.
O desenvolvimento mais expressivo foi registrado no Instagram, rede em que a taxa de crescimento chegou a 13,70%, ou seja, 4.212 novos seguidores. Nos últimos 90 dias, cerca de 40 mil contas foram alcançadas de forma totalmente orgânica (isso é, sem a ajuda de anúncios). A média de interações por post é de 90 (soma de curtidas, comentários e compartilhamentos), sendo que o campeão do semestre, uma postagem sobre o Palácio Maguito Vilela, computou 797 interações. Recentemente, uma publicação sobre o frio atípico no mês de agosto viralizou e foi citada em um jornal local.
Já no Facebook, destaque para o perfil dos seguidores. A proporção entre homens e mulheres que acompanham a página é quase a mesma (49,18% masculino e 50,82% feminino). A faixa etária mais expressiva é de pessoas entre 25 e 34 anos, seguida por pessoas entre 35 e 44 anos e, em terceiro lugar, por pessoas entre 45 e 54 anos. Por fim, com o menor desempenho, aparece o Twitter. Com 10.700 seguidores, foram 540 interações entre janeiro e agosto de 2022.
A Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) é a responsável por cuidar das redes sociais da Alego. O diretor da SPI, Vinícius Vilela, reforça o papel das mídias sociais na transparência da Casa. "Até poucos anos atrás, não possuíamos esse meio de contato com a população e hoje ele é um dos nossos principais. Isso cria, também, um elo principalmente com as pessoas mais jovens, que não têm tanto o hábito de acompanhar o nosso site institucional e a TV Alego", destaca. Para ele, esses são os principais ganhos na atividade do Legislativo goiano via redes sociais.
"No primeiro semestre de 2022, mesmo sendo fim de legislatura e com todos os desafios que acompanham o período, tivemos resultados expressivos, o que comprova a importância do nosso conteúdo", analisa Vilela.
Para o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD), os resultados se refletem no estreitamento de laços entre o Legislativo e a sociedade e na criação de novas possibilidades de manifestação para os cidadãos. “É uma relação que só se constrói de maneira efetiva com transparência e diálogo. Enfim, com ações que levem informações relevantes, de forma interativa e acessível”.
Uma das servidoras diretamente responsáveis pela gestão das mídias sociais da Casa, a publicitária Marianne Mota comemora a performance das redes sociais no decorrer desse ano. “Tal desempenho é mensurado por meio de relatórios mensais produzidos pela SPI. As redes sociais cresceram 13,70% desde janeiro. É um número bastante significativo, já que conseguimos esse aumento sem pagar para impulsionar conteúdo”.
Como funciona o trabalho
Marianne Mota explica que a criação dos posts para as redes sociais da Alego passa por um processo ancorado nas estratégias de marketing de conteúdo, o que envolve diversas etapas e diferentes profissionais. A equipe de social media busca tendências, fazendo pesquisas, traçando estratégias e ponderações que gerem e, também, agreguem valor.
“Precisamos estar sempre atentos com o que é novidade dentro das redes sociais. Temos que entender como as redes sociais podem contribuir com os objetivos de comunicação que são traçados, como devemos atuar perante o público e quais os resultados podemos alcançar”, frisa a servidora.
O publicitário Jimmy Cardoso também faz parte da equipe e detalha o processo de produção. “Nos colocamos no lugar do nosso público. Pensamos no que pode ou não dar certo. Como o post será visto? Qual linguagem será usada? Quais assuntos são interessantes?”, explica.
E completa: “Quando o conteúdo é criado (em um processo que envolve o social media e o redator), passamos para a criação gráfica das séries, seja em forma de vídeo ou imagem. O designer gráfico cria as identidades visuais de cada série e todo novo conteúdo textual é adaptado”.
De acordo com os servidores, o objetivo é transformar a informação sobre o dia a dia da Casa em experiências interativas que aproximem os cidadãos goianos da Alego. Para isso, uma das estratégias é o desenvolvimento de séries periódicas sobre temas relevantes para Goiás.
Confira, abaixo, as campanhas que estão no ar, atualmente:
Aconteceu na Alego – Criada para mostrar tudo o que aconteceu durante as atividades parlamentares. Geralmente são postadas fotos da sessão ou reels dos vídeos captados, ambos acompanhados com uma legenda mostrando um resumo das deliberações do dia;
Alego faz História - Postagem quinzenal sobre legislações emblemáticas, de grande impacto e aprovadas pela Alego. O post dá preferência às leis de autoria parlamentar, mas, dependendo do impacto da legislação, cabe mencionar leis enviadas pelo Executivo. O objetivo é valorizar as leis de inciativa da Casa;
Datas relevantes - Série de acordo com a demanda das datas comemorativas de interesse. Por exemplo, “Dia do Agricultor”. Busca-se mostrar, por meio das datas, projetos que tramitam na Casa e perspectivas defendidas por deputados;
É lei – Divulga projetos recentes que viraram lei, sejam de iniciativa da Casa ou da Governadoria;
Eleições 2022 - Postagem semanal sobre as particularidades das eleições de 2022. As publicações são para ilustrar, de forma didática, os ritos e mecanismos do processo eleitoral, como, por exemplo, os prazos eleitorais, o processo de votação (logística do voto), as filiações partidárias, entre outros;
Em Goiás Tem - Série explicativa, dando ênfase aos costumes, tradições e eventos culturais de Goiás. Post mais artístico, com descrição do assunto, não apenas eventos culturais. Ex: Cavalhadas, Procissão do Fogaréu, Congada, Folia de Reis. O objetivo é homenagear o povo goiano com o reconhecimento de seus costumes;
Goiás em Foco - Projeto fotográfico com as belezas naturais do estado, com contribuição da comunidade. As fotos usadas são dos fotógrafos da Casa e da Comissão de Turismo. A ideia é valorizar e apresentar o que há de destaque nas cidades goianas;
História da Alego – Postagem semanal que traz curiosidades sobre a História da Assembleia Legislativa de Goiás. Inicialmente, a série tinha o objetivo de gerar interação com a mudança da sede, mas ela continuou no ar após a mudança;
Saúde na Real – Post semanal informativo com conteúdo relacionado à saúde e que tenha ligação com o que acontece em Goiás ou no mundo;
Tá rolando por aqui – Série que divulga programações culturais (eventos, mostras, cinema, teatro) que acontecem no estado de Goiás. Dá-se preferência aos eventos gratuitos;
Você concorda? – É uma série semanal, com dois posts por semana. As postagens trazem perguntas para o seguidor, questionando se ele concorda com o projeto de lei de determinado deputado ou deputada. O objetivo é que as pessoas interajam com a página e, também, vejam as proposituras que tramitam na Casa. Entretanto, em cumprimento à legislação, essa série está suspensa até que passe o período eleitoral.
Credibilidade e transparência
As redes sociais da Alego oferecem, regularmente, um raio-x com conteúdos atualizados sobre o Legislativo goiano. Em suas postagens interativas, acessíveis, ponderadas, diversificadas e ricas em detalhes, o usuário da rede pode encontrar informações de credibilidade sobre a política, o Legislativo e o próprio estado de Goiás.
Acompanhar as publicações do Parlamento goiano é a melhor forma de se engajar no combate à desinformação, tantas vezes presente nas redes sociais. Não se esqueça: você é nosso principal aliado na promoção do respeito e na defesa da democracia.