Amilton Filho propõe criação do mês Maio Azul como forma de conscientização sobre a fadiga crônica
Por iniciativa do deputado Amilton Filho (MDB), foi protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) matéria com o objetivo de instituir em Goiás o mês Maio Azul, que trata da conscientização acerca da encefalite miálgica, nome técnico para a fadiga crônica. A proposta foi registrada sob o nº 10451/22.
O texto estabelece que naquele mês, em especial na semana do dia 12, o Governo estadual, por intermédio da sociedade civil organizada, promoverá a divulgação de ações com a finalidade de levar conhecimento à população sobre a doença. Além disso, os eventos têm por objetivo a detecção de casos, orientação adequada sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento, bem como o encaminhamento apropriado para atendimento médico especializado.
Na justificativa da propositura, Amilton discorre sobre a deterioração na qualidade de vida do paciente, que em muitas vezes se afasta da vida profissional e social. O deputado pontua, ainda, que a doença é mais comum em mulheres e que exames laboratoriais não detectam a doença, o que dificulta o diagnóstico, feito apenas clinicamente – o que ressalta a importância de atendimento especializado.
Além disso, o deputado reitera o parecer do reumatologista Roberto Heymann, que aponta: a fadiga crônica faz parte de uma constelação de outras síndromes, agrupadas por alterações da função orgânica sem mudanças estruturais anatômicas, que atingem jovens e indivíduos de meia idade.
A matéria foi protocolada na Casa e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para análise e relatoria.