Ícone alego digital Ícone alego digital

Cristóvão Tormin propõe reconhecer igreja de Luziânia como patrimônio goiano

12 de Março de 2026 às 17:40

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recepcionou o processo nº 2606/26, assinado por Cristóvão Tormin (PRD), para reconhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no município de Luziânia, como patrimônio religioso, cultural e imaterial goiano.

O parlamentar argumenta que a referida igreja constitui “um dos mais expressivos símbolos da formação histórica, religiosa e cultural do povo goiano, especialmente da região do Entorno do Distrito Federal”, explica Tormin. 

Em sua fundamentação, Tormin correlaciona a existência da igreja, edificada em 1769, ao processo de ocupação e desenvolvimento do antigo arraial de Santa Luzia, núcleo originário do atual município de Luziânia no contexto do ciclo do ouro em Goiás.

“A Igreja do Rosário carrega profunda relevância histórica por representar não apenas a religiosidade da época colonial, mas também a organização social e cultural da comunidade que ali se formou”, argumenta o deputado.

Para Cristóvão Tormin, declarar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito como patrimônio cultural imaterial de Goiás “é medida de justiça histórica e cultural, que reconhece sua importância na formação da identidade goiana, preserva tradições seculares e fortalece a memória coletiva do povo luzianiense e de todo o Estado”.

A matéria encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, onde aguarda a definição quanto à relatoria para seguir seu trâmite no Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.